Legislativo apoia atividades ao jovem

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2009 16h45, última modificação 23/06/2021 11h29
Dando sequência à abertura da Semana Jovem, iniciada na manhã desta segunda-feira (13), no Parque Barigüi, a Câmara de Curitiba recebeu a visita de 38 jovens para conhecerem o funcionamento da Casa. Os adolescentes, que fazem parte de programas sociais e educacionais da prefeitura, foram recebidos pelo vereador Jair Cézar (PSDB), que também é membro da Comissão da Semana Jovem da cidade.
Este é o segundo ano que a programação voltada à juventude é realizada na semana do dia 13 de abril, Dia Internacional do Jovem. O evento será realizado até sábado, quando ocorrerá o encerramento com show da banda curitibana Namastê. O objetivo desse trabalho é integrar a cidade e as escolas e incentivar a participação e envolvimento dos jovens nos programas municipais.
Legislativo
Além da explanação do parlamentar, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Legislativo, quando cada responsável falou das funções e trabalhos desenvolvidos no setor.
Entre os assuntos abordados pelo vereador Jair Cézar em plenário, o que gerou maior interesse foi o relacionado à carreira política e função dos vereadores. O parlamentar também falou sobre a hierarquia política e trâmites de projetos, requerimentos e pedidos de informação. A contribuição da população na fiscalização das leis também foi destacada.
Para exemplificar, Jair Cézar lembrou lei de sua autoria que disciplina o uso de animais em circos e similares na cidade. “Vocês podem contribuir, denunciando à prefeitura quando um estabelecimento não cumprir a lei, usando animais em espetáculos circenses. Dessa maneira ganha Curitiba, o cidadão que contribui para o bom andamento da cidade e, principalmente, o animal, que não sofrerá de maus-tratos.” Na sequência, os adolescentes acompanharam parte da sessão plenária.  
Atividades
Além de atividades na Câmara Municipal de Curitiba, que propôs a criação da Semana Jovem, a programação prevê ações pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Fundação de Ação Social (FAS) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).