Legislação debate obrigatoriedade de fraldários em mercados
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Curitiba vai debater 18 projetos de lei nesta terça-feira (14), às 15 horas. Dentre eles está o que dispõe sobre a instalação de fraldários nos estabelecimentos onde o fluxo de pessoas é intenso, como shoppings, restaurantes e bares. A norma, de iniciativa de Professora Josete (PT), valeria ainda para ambientes privados onde ocorram feiras, exposições e shows (005.00040.2017).
Nas especificações do fraldário, a proposição determina que seja um espaço construído fora dos banheiros, “de forma a resguardar a privacidade de todos”. Deverá ter lavatório, expurgo ou vaso sanitário, ducha higiênica, bancada de apoio e recipiente exclusivo para acondicionamento dos dejetos orgânicos e fraldas usadas (leia mais). A relatora é a vereadora Noemia Rocha (PMDB).
Também está sob a relatoria de Noemia outra proposta direcionada a shoppings e agências bancárias, para que estes estabelecimentos disponibilizem profissionais capacitados a se comunicar pela Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com os clientes (005.00037.2017). A matéria é de autoria de Rogério Campos (PSC).
A regulamentação das “foodbikes”, de Felipe Braga Côrtes (PSD), é outra proposta em pauta (005.00004.2017), relatada por Katia Dittrich (SD). De Maria Leticia Fagundes (PV) será discutido projeto que dispõe sobre vagas em creches e escolas municipais e conveniadas para crianças vítimas filhas de vítimas de violência doméstica (005.00033.2017), cuja relatora é Julieta Reis (DEM). Completam o colegiado os vereadores Dr. Wolmir (PSC), presidente, Osias Moraes (PRB), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Felipe Braga Côrtes e Mauro Bobato (PTN).
A reunião ocorrerá no subsolo do Palácio Rio Branco; confira a pauta completa aqui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba