Legislação analisa série de projetos

por Assessoria Comunicação publicado 28/06/2010 14h10, última modificação 30/06/2021 08h19
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba realizou reunião na manhã desta segunda-feira (28). Entre as matérias analisadas, continua tramitação do projeto de lei do vereador Valdemir Soares (PRB) que trata da entrega da letra do Hino Municipal de Curitiba nos eventos oficiais da cidade. A relatoria foi da vereadora Renata Bueno (PPS), que considerou muito oportuna a intenção do parlamentar.
De acordo com o autor, a maioria da população presente nos eventos oficiais não conhece o hino da cidade. Na opinião de Valdemir Soares, “é constrangedor para aqueles que não conseguem acompanhar o hino e a intenção do projeto é evitar essa situação e incentivar os curitibanos a conhecerem mais um de seus símbolos oficiais, que é o Hino Municipal”, explicou.
Braile
Facilitar a vida dos deficientes visuais com a instalação de painel informativo em braile nos pontos de ônibus e estações-tubo em Curitiba é o que prevê outro projeto que recebeu parecer favorável na reunião desta segunda-feira. O autor é o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e a relatoria, do vereador Clementino Vieira (PMDB). No painel em braile devem constar informações como o roteiro das linhas de ônibus, tempo médio do trajeto completo, tempo de espera entre ônibus e itinerários. Na justificativa, está que a acessibilidade aos deficientes sempre foi questão com divergências e discussões, sendo que aproximadamente 15% da população tem alguma deficiência e cerca de 500 pessoas adquirem, todos os dias, algum tipo de deficiência.
Balanço
O vereador Clementino Vieira, membro da comissão, que ocupou o lugar do vereador Algaci Tulio (PMDB), já apresentou parecer para dois projetos de lei. Outras informações, como o número dos projetos que passaram pela comissão durante os primeiros seis meses do ano e quantos projetos foram relatados individualmente pelos vereadores devem ser divulgados em breve.