Lauro Chaves recebe homenagem póstuma
O ex-vereador Lauro Carvalho Chaves, responsável por uma série de obras na cidade, morto aos 83 anos em 2003, por insuficiência cardiorrespiratória, será homenageado pela Câmara de Curitiba, com seu nome num dos logradouros públicos. A homenagem teve origem em projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PDT) aprovado, em segundo turno, esta semana.
A vida e a obra do ex-vereador, que pontuou sua carreira política pelo empreendedorismo em favor do crescimento da cidade, merecem ser enaltecidas, afirmou o autor do projeto, apoiado por todos os demais vereadores. Lauro Chaves pertencia ao antigo MDB, exercendo seu cargo por 26 anos, numa sucessão de reeleições que o consagraram entre líderes da oposição, na época. Entre as conquistas que legou para a cidade estão a criação do Parque Iberê de Matos (Parque Bacacheri), a capela do Cemitério Santa Cândida, o Cemitério Vertical e a implantação da disciplina de xadrez na rede de ensino fundamental.
Tenente da aeronáutica, Lauro Chaves foi um dos primeiros carnavalescos da cidade, formando o bloco Asas da Alegria com seus colegas da Base Aérea, jogou no Palestra Itália (time originário do Paraná Clube) e tornou-se conhecido por sua banca de revistas na Boca Maldita (destacada confraria da Rua XV de Novembro).
Para os vereadores Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, e João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Câmara Municipal, Lauro Chaves garantiu suas eleições através do destemido arrojo com que tratou as questões sociais, liderando política e socialmente a sua querida cidade. Os dois parlamentares acompanharam a vida do político. Mario Celso como coadjuvante das atuações no MDB (único partido de oposição à Arena) e Derosso como bom discípulo dos ensinamentos que presenciou com o mestre, enquanto seu pai, João Derosso, era vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba