Largo no Bairro Alto faz resgate histórico
Ocupando a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba, na sessão desta segunda-feira (7), o vereador Jair Cézar (PTB) agradeceu à comunidade do Bairro Alto pela colaboração e participação na inauguração do Largo dos Colonizadores, ocorrida recentemente e que representa um resgate histórico cultural sobre a colonização da cidade.
Situado entre as ruas Antônio Cândido Cavalim, Percy Feliciano de Castilho e Pedro Eloy de Souza, o novo Largo dos Colonizadores é uma homenagem aos pioneiros que se estabeleceram às margens do Rio Atuba, em busca de ouro, e formaram o embrião do arraial que deu origem à Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje Curitiba. Cézar agradeceu aos mais de 300 fundadores, cujos nomes foram cedidos pelos descendentes, o que possibilitou enriquecer a obra do busto do cacique Tindiqüera. Além da estátua que representa o chefe da tribo Tingui, 15 placas foram colocadas no local, identificando os que formaram a região, composta hoje por 345 quadras, de acordo com o vereador.
O parlamentar lembrou que trabalhos como esse são registros importantes que os vereadores podem deixar para o enriquecimento da cidade. Jair Cézar participa ativamente da vida comunitária de Curitiba e é conhecido como o prefeito do Bairro Alto, pelo número de obras que já conquistou ao local.
Para Jair Cézar, o Largo representa um complemento à Vilinha do Atuba, local onde hoje está instalado o Parque da Vilinha e que futuramente abrigará um Centro Cultural. O principal objetivo do vereador foi o de mostrar aos curitibanos que a cidade nasceu na colonização do Bairro Alto.
Eixo Metropolitano
Cézar chamou atenção, também, sobre a próxima reunião do dia 30, na sede da Igreja Batista do Bacacheri, às margens da BR-476. O evento possibilitará mais uma discussão sobre a implantação do Eixo Metropolitano, obra viária para expansão do transporte coletivo de Curitiba, no trecho urbano da rodovia, entre Atuba e Pinheirinho. Outros vereadores e a comunidade em geral estão sendo convidados pelo parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba