Lançamento do Cartão Curitiba+ repercute positivamente na Câmara de Vereadores
Relator da Comissão de Transporte, Bruno Pessuti é autor da lei 15.508/2019, que deu base jurídica para Curitiba+. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
“Hoje é um dia histórico para a Câmara de Curitiba, porque daqui surgiu uma ideia que virou realidade para o usuário do transporte público”, comemorou Bruno Pessuti (Pode), após o prefeito interino, Eduardo Pimentel, lançar o Cartão Curitiba+ durante a sessão plenária desta segunda-feira (13). A nova modalidade é uma espécie de bilhete temporal, que vinha sendo reivindicada por Pessuti desde 2014, e que foi inserida na legislação municipal por ação do parlamentar, resultando na norma 15.508/2019. Pessuti foi citado nominalmente duas vezes durante o lançamento do Cartão Curitiba+, tanto pelo prefeito Eduardo Pimentel, quanto por Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
“Estávamos há dez anos batalhando para implantar o bilhete temporal. Eu tenho uma foto, no celular, de 2014, de quando eu propus o bilhete único dos ônibus de Curitiba. Até emociona, porque são esses dias que fazem valer a pena estar na política. Há dez anos travamos essa luta de se ter mais inteligência no uso do cartão-transporte na cidade”, disse Pessuti. Ele explicou que com o bilhete temporal, “cada ponto de ônibus vira um micro terminal de integração, pois o usuário pode mudar de ônibus vermelho, para amarelo, para verde, para vermelho de novo, chegando mais rápido ao seu destino. Fora dos horários de pico, o usuário não precisa mais se preocupar em passar dentro do terminal de transporte para evitar uma nova cobrança”.
O Cartão Curitiba+ tem valor pré-pago de R$ 240, que é válido por 30 dias a partir da data de compra ou recarga do crédito. O seu uso é ilimitado e exclusivo das 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59 nos dias úteis; após às 8h30 aos sábados; e de uso livre aos domingos e feriados. Atualmente, dos 513 mil passageiros pagantes por dia no transporte coletivo, 267 mil se deslocam fora do horário de pico, e poderão ser imediatamente beneficiados se aderirem à nova modalidade de transporte. A Prefeitura espera que o valor mais barato estimule cerca de 10% dos usuários a optarem por se deslocar fora do horário de pico.
Comissão Especial de Transporte tem mais sugestões para os ônibus de Curitiba
“A assinatura de tarifa, parecida com o que nós fazemos hoje com Netflix ou Amazon, na qual você compra um pacote e pode usar quantas vezes quiser, é bem parecida ao que foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Ele já está adiantando alguns dos nossos pedidos, enquanto Comissão Especial do Transporte”, agradeceu Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente da comissão, que também foi referenciado por Pimentel na sua fala. Em funcionamento desde abril, o grupo de vereadores elencou uma série de medidas especiais buscando a redução do valor da passagem de ônibus em Curitiba, que serão apresentadas à população no próximo dia 4 de dezembro.
Presidida por Herivelto Oliveira, a Comissão Especial do Transporte tem Serginho do Posto (União), vice-presidente, Bruno Pessuti, relator, Dalton Borba (PDT), vice-relator, Jornalista Márcio Barros (PSD), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União) na sua composição. Pessuti e Borba podem redigir um relatório final de consenso, ou submeter textos diferentes à apreciação do colegiado, conforme adiantou, hoje, Herivelto Oliveira, deixando o caso em aberto. A Comissão Especial do Transporte fez 14 reuniões e visitas técnicas às cidade de Caucaia (CE) e Paranaguá (PR), que têm tarifa zero.
Brasil vive onda da Tarifa Zero, diz Borba; Euler aposta em mudança no comércio
O vereador Dalton Borba usou a tribuna para defender que Curitiba estude com seriedade a implantação da tarifa zero na cidade, a partir da pesquisa feita na Comissão Especial de Transporte e de sugestões apresentadas individualmente pelos parlamentares, a exemplo dele próprio. “A lógica da tarifa zero é encontrar mecanismos alternativos que não onerem o bolso do usuário e tragam desenvolvimento para a cidade, pois com mais pessoas circulando há aumento do consumo e, por consequência, da arrecadação municipal”, defendeu Borba. “Nos municípios que adotam a tarifa zero, a economia cresce cerca de 25%, em média”.
Dalton Borba lembrou que há um projeto de lei de sua autoria, em análise pela Comissão de Economia, que pede uma alteração na Lei do Transporte Coletivo para regulamentar a integração tarifária temporal fora dos terminais de ônibus (005.00059.2023). “Já me sinto homenageado pela Prefeitura, que traz efetivamente uma medida boa para o bolso do cidadão [com o Cartão Curitiba+]”, disse o vereador, em plenário, defendendo que a proposta lançada hoje tem relação com a proposta feita pelo parlamentar em março deste ano. Borba tem sinalizado que pode apresentar uma opção de relatório final à Comissão Especial de Transporte, focado na implantação da tarifa zero em Curitiba.
Também membro da Comissão de Transporte, Professor Euler parabenizou a Prefeitura de Curitiba pelo lançamento do novo cartão. “Adquirir um cartão pré-pago e utilizar o transporte fora dos horários de pico, de forma ilimitada, será uma grande economia para muitas pessoas. E como as coisas não são estanques, elas têm ligação umas com as outras, já é possível fazer a conexão dessa proposta com o projeto de lei das vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato [do Novo] que flexibilizou o horário do comércio de Curitiba. Agora, uma coisa pode se somar a outra e dar um bom efeito à cidade”, comemorou.
Desde 1º de dezembro de 2022, as restrições de horário ao comércio da capital do Paraná deixaram de valer, graças à lei municipal 16.085/2022, aprovada pela CMC naquele ano. A norma é o resultado de um projeto de lei protocolado por Amália Tortato e Indiara Barbosa, que teve grande aceitação pelos vereadores, recebendo 22 apoiamentos (005.00057.2022). Antes da lei, o horário comercial era das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. Os supermercados, setores de alimentação e similares, até então, podiam funcionar de segunda a sábado, das 9h às 21h.
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