Kuzma sugere nova creche no Capão Raso

por Assessoria Comunicação publicado 07/07/2009 16h55, última modificação 24/06/2021 10h28
Para suprir o déficit de vagas no Centro Municipal de Educação Infantil do Parque Industrial, no Capão Raso, o vereador Tico Kuzma (PSB) propôs ao prefeito Beto Richa a construção de creche na região. No bairro, entretanto, segundo o parlamentar, não existe área pública para ampliação ou construção de nova unidade. A solução apresentada pela secretária Eleonora Bonato Fruet, da Educação, é buscar área particular no Loteamento NeoVille, na divisa entre o Capão Raso e CIC.
“A ideia é mostrar que há a possibilidade da prefeitura adquirir terreno na divisa do Capão Raso para construir mais uma creche e beneficiar muitas famílias da região”, explicou Kuzma. O diretor do Departamento de Informações Educacionais da Secretaria da Educação, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, disse ao vereador que a prefeitura tem levantamento de toda a cidade, com as demandas por creche em cada bairro. “A Secretaria da Educação está trabalhando com estatísticas reais e vamos analisar a solicitação de Kuzma”, comentou Reginaldo.
Tico Kuzma fez a proposta porque a prefeitura destinou R$ 25 milhões no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para construção de 20 creches. Os equipamentos, que serão instalados com recursos do município, atenderão 3.500 crianças de 0 a 5 anos.
Avanços
Segundo Eleonora Fruet, com a inclusão dos novos equipamentos na LDO, a prefeitura poderá antecipar para 2011 a meta prevista no Programa de Expansão de Atendimento Educacional, que prevê a abertura de 9.283 vagas em creches até 2012. De 2005 a 2008. “Curitiba teve o maior avanço na educação infantil da história da cidade, com a criação de 9.813 vagas. O total de atendimento na educação infantil é superior a 38 mil crianças em 168 creches e turmas de pré-escolas na rede municipal”, comentou Eleonora.
Kuzma destacou ainda decreto assinado neste ano por Beto Richa autorizando mecanismo de captação de recursos extra-orçamentários, previstos em lei de incentivos construtivos com a venda de cotas de potencial, para que possam ser aplicados na construção de creches. Este mecanismo de captação já é usado com sucesso para restaurar unidades de interesse de preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.
“Temos a certeza de que, com a construção deste e outros CMEIs, estaremos contribuindo com muitas famílias, dando oportunidade para o desenvolvimento com qualidade a muitas crianças, favorecendo seu futuro e de toda a cidade de Curitiba”, finalizou o parlamentar.
Também participaram da busca da área, juntamente com Tico Kuzma, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Flávio José de Freitas Filho, além de Nelson Leal, representante do Condomínio NeoVille, e Wanderléia Maria dos Santos França, representante dos moradores da região.