Kuzma propõe convênio entre PM e estacionamentos

por Assessoria Comunicação publicado 30/06/2009 13h55, última modificação 24/06/2021 09h57

Nesta terça-feira (30), o vereador Tico Kuzma (PSB) propôs em plenário a realização de um convênio entre manobristas, estacionamentos e a Polícia Militar. O objetivo é a criação de um serviço em que os funcionários de "valet parks" e estacionamentos possam acionar os policiais preventivamente, caso diagnostiquem que clientes ofereçam risco à população, encontrando-se incapacitados de dirigir, por embriaguez ou outros motivos.
"Vou encaminhar ao governo do Estado e à chefia da Polícia Militar a proposição desse convênio, para que novos acidentes possam ser evitados. Pode ser um número especial de telefone, pelo qual os manobristas informem a marca, o modelo e a placa do veículo sob suspeita, além do local em que ele está estacionado", esclarece o vereador.
Kuzma destaca que já há legislação federal a respeito, uma vez que os artigos 166 e 310 do Código de Trânsito proíbem que se entregue a direção de um veículo a quem não esteja em condições de conduzi-lo com segurança. O ato é punido com até um ano de detenção ou pagamento de multa. "O objetivo é aumentar a fiscalização contra quem inflige as leis", reforçou o vereador.
Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atestam que 4,65% dos acidentes de trânsito registrados em Curitiba poderiam ser evitados se os condutores respeitassem as leis e não dirigissem depois de consumir bebida alcóolica e medicamentos ou sem possuir a idade mínima.
Campanha
O vereador elogiou a campanha "Trânsito. Respeito ou morte. Você escolhe o caminho", promovida pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) desde o último domingo (29), nos seus veículos de comunicação. "Parabenizamos, aqui da Câmara, a iniciativa da RPC. Vamos apoiar e divulgar essa campanha. Precisamos ter consciência e conscientizar nossos amigos que bebida e direção não combinam", afirmou Kuzma, que distribuiu entre os parlamentares os adesivos da campanha.
A ideia do convênio recebeu cumprimentos públicos dos vereadores Caíque Ferrante (PRP), Celso Torquato (PSDB) e Juliano Borghetti (PP), demonstrando a sensibilidade do Legislativo ao tema. O vereador Jair Cézar (PSDB) também destacou a importância da iniciativa, sugerindo que as matérias sobre a campanha sejam incorporadas aos anais da Câmara Municipal.
Causa
Para a diretora de Marketing Corporativo da RPC, Milena Seabra, a campanha chama a atenção por ser mais que uma ação de marketing. "A proposta surgiu dentro da redação do jornalismo da RPCTV e toda a empresa abraçou a causa. Portanto, é uma proposta conjunta, com forte cobertura editorial dos veículos da RPC e ampla campanha de marketing para dar ainda mais força para o tema. Queremos passar que a combinação de álcool e velocidade tem sempre consequências graves", informa Milena.