Kuzma faz balanço do semestre

por Assessoria Comunicação publicado 01/07/2009 18h55, última modificação 24/06/2021 10h09
O vereador Tico Kuzma (PSB) fez um balanço positivo do primeiro semestre de trabalhos. Segundo o parlamentar, inúmeros foram os projetos e requerimentos de sua autoria apresentados na Câmara Municipal de Curitiba, com destaque para a proposta que restringe o fumo em lugares fechados de uso coletivo na cidade.
Kuzma, que é presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas e integra a Comissão de Serviço Público, relata que muitos projetos tiveram destaque nas análises das comissões, além de citar reuniões extraordinárias realizadas. Destacou a participação do Conselho de Segurança Comunitário do bairro Água Verde, que solicitou a implantação de câmeras de segurança ao longo da avenida República Aregentina. Também, a presença do presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis da prefeitura, que falou sobre os parâmetros usados na avaliação dos imóveis alienados ou adquiridos pelo município.
Outro destaque dentro da Comissão de Urbanismo foi a visita que os parlamentares fizeram às obras do Hospital do Idoso, no bairro Pinheirinho. Segundo o vereador, "estamos cumprindo nosso papel de fiscalização, acompanhando o andamento das obras e verificando o cumprimento do cronograma por parte da construtora”. Destacou, também, reunião conjunta das comissões de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente e de Urbanismo, onde foi discutida a parceria para as questões ambientais do Legislativo com a Universidade Positivo.
Projetos
Preocupado com a educação infantil e em contribuir para a redução do déficit de vagas nas creches municipais, o vereador apresentou projeto que cria o ProCreche (Programa Criança na Creche), inspirado no ProUni, que tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais para atendimento de crianças de 0 a 5 anos em instituições privadas de educação infantil.
Tico Kuzma elaborou, ainda, projeto que dispõe sobre afixação de quadro informativo nos hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde de Curitiba. "O objetivo é proporcionar mais informações e dar um poder maior de fiscalização aos usuários do sistema de saúde administrados pelo município", justificou.
Destacou outros projetos de sua autoria que estão em tramitação na Casa. Um deles é o que prevê o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações e mensagens de telemarketing. Também, o que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que venderem ou permitirem o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Leis
Alguns projetos de Tico Kuzma viraram lei neste semestre, como o que inclui a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no calendário oficial de eventos da prefeitura de Curitiba. Outro, o que veda a antecipação de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) antes do término do exercício fiscal. Também foi sancionada a lei ordinária 13.124, que denomina de Parque Guairacá um dos parques da capital ainda não nominado, cuja ideia é homenagear o grande chefe indígena, mas, acima de tudo, fazer referência ao Hino de Curitiba, que menciona o nome de Guairacá em sua letra.
O módulo da Guarda Municipal da avenida Brasília, Israel Aquino Pimentel, previsto em orçamento por emenda do parlamentar, foi implantado na praça Luiz Fernando Mainardes, no Conjunto Gralha Azul.
Na opinião de Kuzma, este semestre foi de muito trabalho, tanto em termos internos com em apresentação de ofícios e proposições solicitando melhorias na infraestrutura dos bairros e atividades externas, destacando a atuação em conjunto com outros vereadores. Primeiro, na visita à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), visando buscar com os gestores e técnicos do órgão mais informações sobre as obras em andamento na região Sul da capital. Depois, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), em busca de soluções para a nova sinalização da rua Nicola Pelanda e o asfaltamento da Estrada do Ganchinho.
O livro "Escolarização hospitalar – educação e saúde de mãos dadas para humanizar" também foi lançado na Câmara de Curitiba por iniciativa de Kuzma. O vereador também prestigiou vários eventos da prefeitura, como as audiências públicas, e esteve presente na primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Para melhorar a comunicação direta com o eleitor e prestar contas de sua atuação na Câmara, o vereador também remodelou o seu site www.ticokuzma.com.br, tem um perfil no orkut e criou outro no Twitter.