Jurista Clèmerson Clève será Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h04

Renomado jurista paranaense, procurador do Estado e catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Clèmerson Merlin Clève receberá o título de Cidadão Honorário de Curitiba, através de projeto de lei da Câmara Municipal, proposto pelo vereador Ney Leprevost (PP) e aprovado, por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (11).
Clèmerson Clève, um dos mais destacados juristas do Paraná, é professor titular da Faculdade de Direito da Unibrasil (Faculdades do Brasil), membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, no Paraná; membro do Conselho editorial da Editora Juruá e de diversas revistas jurídicas, pertence aos institutos dos Advogados do Estado e do Brasil e participa do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Direito Público.
Definido como um abnegado dos princípios democráticos, na Academia Brasileira de Direito Constitucional participa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, atuando, também, no Conselho de Catedráticos do Instituto Internacional de Estudos do Direito do Estado.
Em 2002, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Pitanga, sua cidade natal, pelo que representa para a comunidade paranaense, seu trabalho e sua dedicação, não apenas na militância jurídica, mas também como professor, autor de livros jurídicos, políticos e poéticos, orientador de bancas examinadoras e de comissões julgadoras em várias universidades.
Para os diversos vereadores que endossaram a proposta de Leprevost, a atuação de Clèmerson Merlin Clève é irretocável, especialmente quando lembrada sua participação valiosa na Constituinte de 88 e no Tribunal Regional Eleitoral, onde exerceu a vice-presidência.
Sabóia
Outra figura expoente do cenário paranaense foi destacada pelo vereador Ney Leprevost, em projeto de lei, também aprovado por unanimidade, na mesma sessão plenária de ontem. Trata-se do ex-deputado federal Celso Sabóia, que presidiu o Banestado e o Badep e que terá seu nome indicado para um dos logradouros de Curitiba. "Sabóia deixou diversos exemplos de dignidade, amor ao próximo e à nossa cidade", sintetizou o autor do projeto.