Julieta Reis faz saudação aos índios

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2005 17h20, última modificação 21/05/2021 11h27

"Hoje, no Brasil, vivem cerca de 345 mil índios, distribuídos entre 215 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,2% da população brasileira. No Paraná, eles são 7.921, das nações guarani-nhandeva, guarani m´biá, caingangue e xetás", disse a vereadora Julieta Reis (PFL), ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (19), na Câmara de Curitiba, data em que se comemora o "Dia do Índio".
Na oportunidade, saudou todos os índios de nosso País e comentou os avanços conseguidos com o advento da Constituição de 1988, quando foram adotadas filosofias e posturas mais progressistas em relação a eles. "A carta magna brasileira reconhece, oficialmente, a diversidade e a especificidade cultural dos índios e o seu direito à preservação dos hábitos e diferenças que os caracterizam", lembrou Julieta.
19 de abril
Durante a realização do 1º Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os índios, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos índios, que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. Essa data, por sua importância na história do indigenismo das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. A partir de então, o dia 19 de abril passou a ser consagrado ao índio, em todo o continente americano.
Por deliberação dos congressistas, foi criado o instituto indigenista americano, órgão internacional sediado no México, ao qual estariam ligados institutos indigenistas nacionais encarregados de zelar pela garantia do direito dos índios. No Brasil, a adesão ao instituto foi determinada pelo então presidente Getúlio Vargas.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Mario Celso Cunha (PSB), comentou sobre a data e lembrou do discriminação ainda existente em relação aos indígenas. Também se manifestaram os vereadores Jônatas Pirkiel (PL) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB).