Juiz recebe nesta quarta título de cidadania
O juiz do Tribunal de Alçada, Tufi Maron Filho, será homenageado nesta quarta-feira (1º), com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A sessão solene será às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco, atendendo proposta do vereador Jônatas Pirkiel (PL). Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar lembra que o homenageado abraçou a cidade como seu lar e aqui construiu sua vida familiar e profissional. Amealhou méritos pelos seus feitos, que autorizam e respaldam a iniciativa, explica.
Maron Fiolho nasceu em Paranaguá. É formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Continuou seus estudos e, de 1985 a 86, fez pós-graduação/especialização em fundamentos, teoria e análise do processo institucional. Participou de diversos cursos de extensão, seminários, simpósios, congressos, como palestrante ou conferencista e ouvinte.
Também foi funcionário da Assembléia Legislativa, onde se tornou chefe do Serviço de Assistência Judiciária. Atuou como juiz substituto de 70 a 74, nas comarcas de Irati, Imbituva, Marechal Mallet, Rebouças, Teixeira Soares, Ponta Grossa, Ipiranga, Cândido de Abreu, Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés, e como juiz de direito da entrância inicial em Paraíso do Norte. Em Goioerê, atuou como juiz de direito de entrância intermediária, quando foi promovido, por merecimento, em 1978. De 86 a 90, foi juiz de direito substituto da 8ª Sesão Judiciária. Atuou na Vara de Menores e, depois, na Vara da Infância e da Juventude. Também por merecimento, foi removido para a Vara de Menores de Curitiba. Foi responsável, ainda, pela criação do Programa de Liberdade Assistida e, hoje, é juiz do Tribunal de Alçada.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba