Juiz destaca necessidade de fortalecer os bairros

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2006 17h00, última modificação 07/06/2021 18h04
"É preciso combater o discurso do pânico, retomar as ruas, fortalecer os bairros. Não podemos permanecer trancafiados em nossas casas". A afirmação é do juiz auxiliar da presidência do Palácio da Justiça, Francisco Cardozo Oliveira, durante reunião com a coordenadora do programa Conversando com Vizinhos (CCV), psicóloga Ivone Neves, no Tribunal de Justiça. Durante o encontro, foi explicada a iniciativa do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). A idéia do parlamentar é desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade, atuando em parcerias com diversas entidades.
Ivone Neves lembrou que a proposta do Legislativo é sensibilizar a comunidade para a necessidade da co-participação no processo de mudança, propiciando troca de informações, porque é o local mais adequado para discussões de questões de cidadania, e, entregou o trabalho desenvolvido pelo programa. Também foi apresentado o projeto de Derosso que dispõe sobre o sistema municipal de segurança do cidadão e seu patrimônio.
Violência
Segundo o magistrado, quem tem mais problema de violência tem menos proteção do Estado e, para melhorar a questão da segurança é preciso cuidar da dignidade das pessoas. "Existem duas palavras chaves, a meu ver, que precisam ser trabalhadas: esperança e integração", afirmou o desembargados, acrescentando que o tema é  muito complexo e no que diz respeito aos menores infratores só têm chance de reintegrar-se quando seus vínculos familiares são resgatados.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Jardim das Américas (Conseg-JÁ), Pedro Focadell, que também participou da reunião, explicou o programa "Vizinho Solidário em Alerta".
Do encontro participaram, também, o  assessor jurídico da Câmara de Curitiba, Ariel Ventura Andrade; e o presidente da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente, Moutih Ibrahim  e a presidente da Comissão Interna de Vítimas de Crimes da OAB-PR, Rose Dequech.
Procuradoria
Ivone foi recebida, também, pela procuradora do município Claudine Camargo e obteve total apoio. Ela se comprometeu mandar uma representante para a próxima reunião do grupo que será no próximo dia 20, as 19h., na Sala das Comissões, na Câmara de Curitiba.