Josete destaca documentário

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2009 19h20, última modificação 25/06/2021 10h22
Ao ocupar a tribuna da Câmara de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (14), a vereadora Professora Josete (PT) destacou o lançamento do documentário "Garapa", do cineasta José Padilha, também diretor de Tropa de Elite. Segundo a parlamentar, “a produção nacional retrata a fome no País e promove uma reflexão acerca do problema.”  Josete, que representa o Legislativo no  Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), convidou os demais vereadores para assistirem ao documentário, que será exibido agora à noite, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
Confome Josete, o filme reforça campanha nacional liderada pelo Consea, pela aprovação da PEC 047/2003, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A Proposta de Emenda à Constituição prevê o direito humano à alimentação. “O documentário marca a divulgação da campanha ‘Alimentação: direito de todos’ no Paraná, para incluir a alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição.”
A apresentação do filme é uma iniciativa do Consea, em parceria com a Itaipu Binacional, Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná e Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A entrada para o documentário depende da efetivação da inscrição no site do Consea Paraná. “Também é preciso levar um quilo de alimento não perecível”, informou Josete.
Jovens
Outro tema abordado por Josete foi sobre o ProJovem em Curitiba. O programa,  que previa a qualificação profissional para sete mil jovens de poder aquisitivo mais baixo da capital e da região metropolitana, foi cancelado.
Na opinião da parlamentar, se a situação não puder ser revertida, Curitiba deve assumir a iniciativa com recursos próprios, garantindo a formação profissional dos jovens. “Hoje, Curitiba está entre as dez cidades com maior número de mortes entre jovens usuários de drogas. Precisamos garantir políticas públicas de prevenção”, avaliou.
Em aparte, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) compartilhou da opinião, destacando que, por meio de seu gabinete, foram realizadas muitas inscrições de jovens que esperam por uma vaga.