Josete critica antecipação do acesso ao ensino fundamental

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2010 20h50, última modificação 29/06/2021 10h03
O projeto de lei que propõe a redução do ingresso das crianças de seis para cinco anos no ensino fundamental, de autoria do senador Flávio Arns (PSDB), foi comentado pela vereadora Professora Josete (PT) durante a sessão plenária desta terça-feira (4), na Câmara de Curitiba. A parlamentar é contrária à aprovação da proposta, que já passou pelo Senado e está em debate na Câmara Federal, considerando que pode causar prejuízo às crianças nesta faixa etária, que, segundo ela, ainda estão em fase de amadurecimento e pertencem ao nível da educação infantil.
“A alteração no ensino fundamental de oito para nove anos objetiva garantir mais um ano de educação às crianças nas escolas e não antecipar o ensino”, disse a vereadora, explicando que são as escolas particulares que estão pressionando a antecipação, visando lucro e indo contra o que é pedagogicamente correto. A vereadora adiantou que deverá enviar moção de repúdio ao Congresso Nacional, embasada em argumentos pedagógicos.
Projeto
O projeto tem o objetivo de estabelecer coerência entre a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a política educacional no que diz respeito às faixas etárias da educação infantil e do ensino fundamental. E a solução apontada é a inserção de um artigo na LDB determinando a matrícula das crianças de cinco anos no ensino fundamental.