José Roberto Borghetti recebe cidadania de Curitiba nesta sexta
Nesta sexta-feira (22), às 20h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai homenagear José Roberto Borghetti com título de cidadão honorário da cidade. Irmão da ex-governadora Cida Borghetti, José Roberto é natural de Aratiba, no Rio Grande do Sul, e de 1985 a 2013 trabalhou na Usina Binacional de Itaipu. A homenagem, proposta por Maria Manfron (PP), foi aprovada em plenário no dia 6 de novembro do ano passado (006.00007.2018).
Em Itaipu, Borghetti foi consultor da Direção Geral Brasileira, gerente da área de Meio Aquático – que trabalha com recursos hídricos, limnologia, pesca, aquicultura, climatologia e sedimentologia – e lidou com a implementação do Ecomuseu da usina. Especialista em aquicultura, esteve à frente dos projetos Tanques de Rede, Escada de Peixe, Resgate de Peixes em Turbinas e do Centro de Educação Ambiental da Itaipu.
O homenageado prestou consultoria especializada para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), para quem estudou práticas de agricultura sustentável irrigada. No Brasil, Borghetti organizou o "Dia Mundial da Água" e o "Projeto Aguas do Amanhã", desenvolvido na Grande Curitiba. Também foi assessor de quatro ministros da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Cidadania e vulto
A concessão da cidadania honorária de Curitiba (para homenageados que não nasceram na cidade) e do título de vulto emérito (parabenização equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital) estão previstas na lei complementar 109/2018, aprovada pelo Legislativo em dezembro de 2017. Dentro de cada legislatura, há o limite de quatro indicações por vereador. Quem exerce mandato eletivo ou ocupa cargo em comissão na administração pública, como secretários municipais e estaduais, não podem ser homenageados.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba