José Lúcio Glomb, ex-presidente da OAB-PR, recebe Cidadania Honorária de Curitiba
Em sessão solene, a Câmara de Curitiba concedeu a Cidadania Honorária a José Lúcio Glomb. A iniciativa foi do vereador Rodrigo Reis. (Fotos: Claudio Sehnem/CMC)
Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao advogado e ex-presidente da OAB/PR, José Lúcio Glomb. A iniciativa da homenagem foi do vereador Rodrigo Reis (PL), com cerimônia presidida por Mauro Ignácio (PSD).
Compuseram a mesa: vereadores Mauro Ignácio e Rodrigo Reis; José Lúcio Glomb, homenageado; Darci Piana, vice-governador do Paraná; Marlene Suguimatsu, desembargadora, representando Célio Horst Waldraff, desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região; Fernando Estêvão Deneka, vice-presidente da OAB-PR, representando a presidente da OAB, Marilena Indira Winter; João Pedro Neto, desembargador, representando o presidente do TRF 4, desembargador Fernando Quadros da Silva; Mário Pereira, ex-governador do estado do Paraná, representando o presidente do Movimento Prá-Paraná, Marcos Domakoski; Orlando Pessuti, ex-governador do estado do Paraná e secretário do Codesul.
Assista à sessão solene no canal da CMC no YouTube
Formado pela UFPR em 1976
O vereador Rodrigo Reis, propositor da homenagem, abriu sua saudação a José Lúcio Glomb destacando alguns fatos de sua biografia. O homenageado é nascido em Porto União (SC), em 30 de agosto de 1951, filho de Stanislau Glomb e Amélia Massignan Glomb. Ele é casado com a advogada Suely Schroeder Glomb, e essa união gerou três filhos, também advogados: Ângela Cristina Glomb, Daniel Augusto Glomb, Marcia Letícia Glomb.
“Formou-se em Direito, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976, e obteve a inscrição na OAB-PR sob número 6838. Exerce a advocacia, com escritório próprio, desde 1996. Atua em diversas entidades sindicais representativas de empregados e também patronais”, esclareceu Reis. De acordo com o vereador, o homenageado foi presidente do Instituto dos Advogados do Paraná de 2009 a 2010 e de 2015 a 2017; Conselheiro Estadual da OAB-PR, de 2000 A 2009; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Paraná, de 2010 a 2012; Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no período de 2013 a 2018.
”José Lúcio Glomb integrou o Conselho da Associação Comercial do Paraná, de 2014 a 2019, e o Conselho Barão do Cerro Azul da Associação Comercial do Paraná, de 2020 a 2021. Faz parte do Corpo de Beneméritos do Movimento Pró-Paraná e também é conselheiro do Centro de Integração empresa Escola (CIEE) desde 2022”, destacou o parlamentar.
Relevante atuação no cenário jurídico paranaense
“O homenageado recebeu a medalha Vieira Neto, em 11 de agosto de 2021, que constitui a maior honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná e, também foi agraciado com uma Menção Honrosa outorgada pela Assembleia Legislativa do Paraná, pela relevante atuação no cenário jurídico paranaense e em reconhecimento à dedicação e trabalho em prol da capital paranaense no ano de 2017. Em 2023, foi eleito vice-presidente do Clube Athletico Paranaense”, citou Rodrigo Reis.
Conforme explicou o vereador, a Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade, nos termos da lei complementar 109/2018. “Conceder o título de Cidadão Honorário a José Lúcio Glomb é reconhecer a trajetória de todo o seu trabalho em nossa cidade, pois, desde sempre, Glomb criou laços e vínculos concretos com Curitiba. Fico feliz em poder realizar essa minha última sessão solene como vereador para homenageá-lo”, encerrou o vereador.
Para vice-governador, homenagem mostra responsabilidade da Câmara
Darci Piana, vice-governador do Paraná, iniciou sua fala dizendo em tom de brincadeira que falar sobre um amigo é difícil, pois amigos não têm defeitos. “Mas esse, de fato, não os têm. Glomb, você hoje recebe essa honraria com merecimento, por sempre ter sido um advogado criterioso, um bom companheiro, competente e um bom político”, disse Piana. Para o vice-governador, a homenagem a Glomb mostra a responsabilidade da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em exaltar e reconhecer os valores humanos que promovem relevante serviços em prol da cidade.
Advocacia, instituições jurídicas e bem comum
O vereador Mauro Ignácio procedeu a leitura da mensagem encaminhada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. O magistrado manifestou que a homenagem representa um justo reconhecimento à trajetória de José Lúcio Glomb. “Uma trajetória marcada pela dedicação à advocacia, pelo fortalecimento das instituições jurídicas e pela proteção do bem comum”, afirmou Kepen.
Sueli Glomb, advogada e esposa do homenageado, manifestou sua alegria e orgulho pela premiação concedida pela cidade de Curitiba a José Lúcio Glomb. “Tivemos momentos desafiadores, além de perdas doloridas de familiares, porém Deus sempre esteve presente a nunca faltaram à nossa família características como união, companheirismo, solidariedade e espírito de luta. Você sempre foi um exemplo de grandeza, generosidade e trabalho”, disse Sueli.
"Como cidadão curitibano, direi sempre: obrigado, Curitiba!"
José Lúcio Glomb iniciou sua fala de agradecendo a presença de todos e ao vereador Rodrigo Reis, pela iniciativa. “A concessão da Cidadania é uma homenagem, um reconhecimento, mas também é um tributo a todos que trabalham em prol da sociedade”. Ele enfatizou a importância e a beleza de Curitiba. “A cidade se tornou uma referência para o Brasil e para o mundo. ‘Curitiba linda joia, feita de luz e de flores’, como diz o hino de nossa cidade. Uma cidade que devemos preservar e cultivar”, disse o homenageado.
Glomb contou ter nascido em agosto de 1951, filho de Stanislau, mecânico de refrigeração. “Um homem forte, honesto, com princípios firmes e uma retidão de caráter inabalável. Da mesma forma, minha mãe, que era uma incentivadora dos estudos, e também minhas irmãs. Fomos privilegiados”, disse. O homenageado revelou ter percorrido o Caminho de Santiago de Compostela a título de agradecimento a Deus. “Pedi e rezei muito por um mundo melhor e pela paz”, afirmou Glomb. Ele disse que é possível viver uma vida inteira em Curitiba, mas uma vida é pouco para expressar a gratidão por essa cidade: “Como cidadão curitibano, direi sempre: obrigado, Curitiba!”.
Demais autoridades presentes
Vereadores Mauro Bobato (PP), Jornalista Márcio Barros (PSD), Bruno Pessuti (Pode) e Tico Kuzma (PSD) Edson José Ramón, presidente do Instituto Democracia e Liberdade; Fabiano Augusto Piazza Baracat, da Coordenação das Caixas de Assistência dos Advogados do Paraná; Zaki Akel Sobrinho, advogado; Elias Mattar Assad, advogado; Gustavo Kfouri, advogado; Rodolfo Moser, diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná; Antoninho Caron, presidente do CIEE-PR; Vitor Hugo Paes Loureiro Filho, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná; José Devanir Frítola, presidente da Soamar Curitiba; Domingos Murta Ramalho, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas do Estado do Paraná; Marco Aurélio Guimarães, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná; Roque Luiz e Amarildo Portes, vereadores de Almirante Tamandaré (PR); comandante Gilberto Hirschfeld, da Marinha do Brasil; Audrey Grubba, delegada da Receita Estadual; Daniela de Paula, auditora fiscal; e Julieta Reis, ex-vereadora de Curitiba.
Veja fotos da homenagem no Flickr da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba