Jornalistas e historiadores têm trabalho reconhecido

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2010 19h55, última modificação 29/06/2021 07h47
Os prêmios Amigos da História e Colunista Dino Almeida foram entregues em sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba, na noite da última sexta-feira (19). Profissionais atuantes nessas áreas, indicados pelos vereadores, receberam homenagens. O vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito na Casa, destacou a história e a trajetória do falecido jornalista que deu nome a uma das honrarias. “Sempre o mais bem informado”, afirmou, enfatizando a importância do trabalho da imprensa. “Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa, cala-se o povo.”
Os comunicadores homenageados foram Carla Cristiana de Carvalho, apresentadora do programa “Momento de Deus”, indicada pela vereadora Mara Lima; Clarice Lopez de Alda, diretora executiva do Instituto RPC, por indicação de João do Suco; Fabrício Binder, diretor de jornalismo da Band Curitiba homenageado por Tito Zeglin, primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba; o jornalista e apresentador Jorge Yared Filho homenageado de Emerson Prado (PSDB); a repórter Lauren Vianna Trilha, que recebeu a honraria de Dona Lourdes (PSB). Ainda o jornalista Marcos Xavier Vicente, do jornal Gazeta do Povo, escolhido por Serginho do Posto (PSDB), e  Maria Isabel Ritzmann, pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). A apresentadora Maria Pia recebeu a homenagem por indicação de Zé Maria (PPS), segundo vice-presidente da Câmara. O locutor Paulo Pedro Vaz foi o homenageado da vereadora Noemia Rocha (PMDB) e a jornalista Simone Giacometti foi indicada por Jair Cézar (PSDB). Denilson Pires (DEM) concedeu a homenagem ao publicitário Waurides Brevilher Jr e Julieta Reis (DEM) premiou o jornalista e apresentador Osval Dias de Siqueira Filho, o "Tiomkim".
Historiadores
O jornalista Fabrício Binder fez um pronunciamento sobre a importância da atividade dos historiadores e do conhecimento histórico. Citando filósofos e outros pensadores e seus posicionamentos sobre o estudo da história, Binder afirmou: "é justamente por causa da importância de suas próprias histórias que hoje essas pessoas recebem o Prêmio Amigo da História".
Para receber este prêmio estavam presentes Ângela Maria de Medeiros, da Fundação Cultural de Curitiba, indicada pelo vereador Aldemir Manfron (PP); o professor Antonio Aparecido Natel Gaspareto, escolhido por Pedro Paulo (PT); Argemiro Spurio Garcia, indicado de Tito Zeglin (PDT); o historiador Irã Taborda Dudeque, apontado por Julieta Reis (DEM). Mara Lima (PSDB) indicou o educador Íris Goulart Seixas; Roberto Hinça (PDT), o professor Ivan Vidal Portela; Zé Maria (PPS) escolheu o geógrafo e pedagogo Mamed Ássim Zauíth; João do Suco (PSDB) apontou a historiadora e colunista Maria Tereza Ferreira Rocha; Moacir Elias dos Santos, arqueólogo e mestre em história, foi o escolhido da vereadora Dona Lourdes (PSB); Osvaldo Luís Meza Siqueira, professor, foi indicado por Jair Cézar (PSDB), e Rosi Terezinha Gevaerd, socióloga, foi indicada por Derosso. Sidinalva Maria dos Santos Wawzyniak, indicada por Francisco Garcez (PSDB), recebeu a honraria das mãos de Caíque Ferrante (PRP).
Compondo a mesa estavam Tito Zeglin (PDT), o major Marcio Luiz Fonseca, representando o chefe de estado maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Izaias de Farias; o major Samuel Prestes, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi; o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha; Graziela Lamartine, da Academia Paranaense de Poesia; Nadia Cristina Moreira, representando a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e o vereador Zé Maria.