Jornalista Sandro Dalpícolo receberá a Cidadania Honorária de Curitiba
Vereador Sidnei Toaldo é o autor da homenagem ao jornalista Sandro Dalpícolo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu, nesta terça-feira (7), homenagear Sandro Dalpícolo pela sua trajetória profissional no jornalismo do Paraná. Ele receberá do Legislativo o título de Cidadão Honorário de Curitiba, que é a maior homenagem que a CMC pode conceder a uma pessoa nascida fora da capital do Paraná (006.00022.2021). Natural de Ribeirão Preto (SP), Sandro Dalpícolo cursou Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e se mudou para Curitiba nos anos de 1990. “É um dos mais experientes profissionais da tevê paranaense, com 36 anos como repórter, muitos como âncora na RPC [afiliada da Rede Globo]”, justificou Sidnei Toaldo (Patriota), autor da homenagem.
O vereador Sidnei Toaldo destacou trabalhos premiados de Sandro Dalpícolo e elogiou o reconhecimento do profissional, que em 2019 foi chamado a apresentar o Jornal Nacional, da Rede Globo, que é o telejornal mais relevante do Brasil há décadas. “É um conceituado profissional, que merece [a homenagem da CMC]”, disse o parlamentar. Recentemente, Dalpícolo deixou a RPC e, em março deste ano, assumiu o SBT Notícias Paraná, da Rede Massa. “Lembro quando ele cobria a CMC, com muita ética. Na troca de empresa leva esse profissionalismo [consigo]”, elogiou Serginho do Posto (União).
“Nós nos conhecemos há muitas décadas e, sim, [Sandro Dalpícolo] é um dos melhores profissionais do Brasil. Todos os elogios são merecidos, mas o fundamental nele é a humildade, que nunca deixou a fama subir à cabeça e continua sendo a mesma pessoa que eu conheci”, afirmou Herivelto Oliveira, que foi colega do homenageado na RPC. “Me surpreende que não tenha ganhado essa homenagem antes”, completou Denian Couto (Pode), ao que Sabino Picolo (União), depois de brincar dizendo que não são parentes, concordou que “tem muita gente que faz história nessa cidade que a gente esquece de reconhecer a importância”.
Destacando que hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, Márcio Barros (PSD) ressaltou a importância de ter bons profissionais atuando no jornalismo e que eles precisam ser valorizados pela sociedade. “Às vezes, uma notícia pode causar um baita de um problema [se mal apurada]”, comentou, reforçando os elogios ao jornalista Sandro Dalpícolo. “Eu lembro muito bem quando [Dalpícolo] representou a cidade na bancada do Jornal Nacional. Lá estava um homem de bem, sério e justo”, reiterou Tito Zeglin (PDT). A homenagem precisa ser confirmada, nesta quarta, em segundo turno e a solenidade de entrega será marcada adiante pela CMC.
Utilidade pública
Com 32 votos favoráveis, de forma unânime, a Câmara de Curitiba aprovou a concessão da declaração de utilidade pública municipal ao Instituto Magia da Luta, do desportista Snoopy Rodrigues (014.00050.2021), que atende os jovens e a comunidade da Vila das Torres. “José Luís Rodrigues, o Snoopy, é um ex-multicampeão de boxe brasileiro, paulista e paranaense. No instituto, diversos professores participam do projeto, no contraturno escolar, atendendo atualmente 300 crianças, com foco no ensino do boxe, do muay thai e do jiu-jitsu”, relatou João da 5 Irmãos (União), autor do projeto.
“Mas não se trata só do incentivo ao esporte, pois o Instituto Magia da Luta realiza o Dia da Pizza, Dia da Beleza, Dia da Páscoa, Dia do Papai Noel, palestras, passeios, teatro, Clube de Mães; organiza a participação em eventos desportivos; capta e distribui cestas básicas e roupas para a comunidade”, justificou João da 5 Irmãos. O vereador destacou o protagonismo da entidade na realização de eventos como o Golden Boys, para lutadores amadores, e o King of The Rings, para profissionais com mais experiência. “A declaração de utilidade pública vai colocar o instituto no radar da captação de recursos”, disse.
Em plenário, Renato Freitas (PT) elogiou a iniciativa e disse ser “testemunha viva do impacto positivo do instituto na comunidade” e que o Snoopy Rodrigues “tem um trabalho muito lindo”, que envolve o Clube de Mães. Herivelto Oliveira (Cidadania) desejou que a certificação ajude a transformar o Instituto Magia da Luta “para ele crescer mais”. Mestre Pop (PSD) corroborou os elogios e defendeu também mais parcerias com o poder público, para expandir o atendimento da comunidade e melhorar a infraestrutura da entidade.
Segundo turno
Outra proposta de Cidadania Honorária, para homenagear a psicóloga carioca Deuza Maria de Avellar, foi confirmada pelo plenário, com 21 votos favoráveis, 7 contrários e 3 abstenções, e agora será enviada para a chancela do Executivo (006.00004.2022). O autor, Ezequias Barros (PMB), agradeceu o resultado positivo. “[A Deuza é] uma mulher de extremo valor, que faz a diferença por onde passa. Tem suas posições muito bem definidas", defendeu o vereador na sessão dessa segunda (6), durante a primeira discussão.
Dalton Borba (PDT), por sua vez, encaminhou o voto contrário. “Eu não estava na sessão de ontem presencialmente, estava acompanhando de forma virtual. Mas me espantou o resultado dessa votação. E me espantou por termos que enfrentar um tema desses em 2022. Mas pelo visto ainda existe alguma resistência”, avaliou. “Considero este projeto inadequado do ponto de vista ético, moral, jurídico, histórico e social, pra dizer o mínimo".
As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais institucionais no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba