Jornalista recebe título de Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 03/07/2006 16h40, última modificação 10/06/2021 10h07
Responsável pela edição do Programa "Band Pé no Rio, Educação e Aventura", o diretor-geral da TV Bandeirantes no Paraná, Adherbal Fortes de Sá Jr, recebeu o título de Vulto Emérito da Câmara de Curitiba, na noite da última sexta-feira (30). Além do jornalista, foi prestada, na mesma sessão solene, homenagem à equipe do programa, representada pela apresentadora Jordana Martinez.
Os vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, e André Passos foram autores da iniciativa que brindou o reconhecimento da comunidade curitibana pelo brilhante trabalho desenvolvido em relação à preservação do meio ambiente.
A cerimônia, diferenciada em todos os sentidos, foi prestigiada por diversas autoridades e grande público, que lotou as dependências do Palácio Rio Branco. Os hinos cívicos foram executados pela cantora Rogéria Holtz e o tecladista Fábio Cardoso.
Na mesa estiveram, junto com Derosso, o prefeito Beto Richa, o deputado estadual Gustavo Fruet (PSDB), Andrée de Ridder, assessora do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o ex-governador Jaime Canet Jr, Edésio Passos, diretor administrativo da Itaipu Binacional; o cônsul honorário da Bélgica, João Casillo, e os homenageados Adherbal Fortes e Jordana Martinez.
Pé no Rio
Em três anos de edição, o programa tem conquistado resultados importantes para a preservação do meio ambiente num raio de 100 quilômetros da Grande Curitiba, contribuído para a limpeza e purificação da água dos rios próximos e pertencentes à bacia do Iguaçu e Belém e proporcionado o surgimento de outros projetos igualmente de importância para a conscientização do meio ambiente. As entidades e instituições de ensino comprometidas com a participação no programa, como a Universidade Federal, também deram origem a outros projetos interligados.
Todos estes pontos positivos que o programa traz à tela curitibana e a movimentação de milhares de estudantes foram destacados pelo vereador André Passos durante seu discurso de saudação.
Equipe
Os integrantes da equipe do programa receberam justas homenagens, com os dois principais jornalistas, além de João Carlos Bordin, mentor do projeto Pé no Rio, ainda em Santa Catarina; Ivan Avi e o biólogo Tom Grando, que adaptaram o projeto para Curitiba, e Júlio Camargo, responsável pela coordenação das provas.
As instituições de ensino participantes receberam homenagem especial: a Universidade Federal, através de Patrícia Dorfman; o Centro Universitário Positivo, pela coordenadora de Ciências Biológicas; a Universidade de Ponta Grossa, pelo pró-reitor Carlos Roberto Berger; Universidade Tuiuti, pelo professor Paulo Miccoski, e Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pelo professor Arnaldo Carlos Müller.
O Boticário, que torna possível a edição do projeto, também foi homenageado, assim como o patrocinador, Renault, através do gerente Alberto Newmann. E, ainda, Hur Bem Corrêa da Silva, que recebeu homenagem em nome de Valter Binachini, secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Atitude missionária
“É importante que cada um defenda as tecnologias limpas com a ênfase de um missionário. A saúde das cidades depende da multiplicação dos apóstolos do desenvolvimento sustentável. É urgente falar. Falar onde for possível, na associação de pais e mestres, na reunião de vizinhos, no clube, na esquina, na Internet. E, principalmente, é necessário dizer ao candidato que bate à porta que só terá seu voto se assumir também uma atitude missionária. Porque ar puro e água sem bactérias estão entre os direitos fundamentais do cidadão.”
Esta foi a mensagem deixada por Adherbal Fortes no agradecimento que fez à Câmara e ao presidente João Cláudio Derosso, que, como, antigo presidente da Comissão de Urbanismo, "é sensível aos graves problemas ambientais que ameaçam a cidade".

BOX

Quem é Adherbal Fortes
Como diretor da TV Bandeirantes do Paraná, o jornalista e advogado formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, foi o responsável pelo lançamento do programa "Band Pé no Rio", em 2004. Em sua terceira edição, o programa consagrou a participação de alunos de cinco universidades paranaenses e de cinco escolas estaduais, que participam de provas envolvendo o reconhecimento dos problemas ambientais e ações para resolvê-los. Num duplo objetivo de divertir o público e chamar a atenção para as questões ambientais, o vencedor das provas ganha um automóvel para os universitários e bolsas de estudo para os alunos do ensino médio.
O curitibano Adherbal Fortes de Sá Jr fez os cursos primário e secundário no Colégio Santa Maria e o segundo grau na Escola de Cadetes de Porto Alegre. Estudou na Academia Militar de Agulhas Negras, em Resende (RJ), durante dois anos. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, recebendo prêmios pela participação nas Semanas de Estudos Jurídicos e medalha de ouro pela tese “Da propriedade horizontal” (Instituto dos Advogados do Paraná).
Após breve passagem pelo Ministério Público, ingressou no jornal Diário do Paraná e logo em seguida na Última Hora, onde foi o principal colunista até o fechamento da publicação, em 1964. Punido pelo Ato Institucional, ficou algum tempo alijado do mercado de trabalho. Voltou ao jornalismo no jornal O Estado do Paraná, passando para a TV Iguaçu, do mesmo grupo, onde, junto com Renato Schaitza, dirigiu o “Show de Jornal” até 1977.
Atualmente, além do programa “Band Pé no Rio” (sobre meio ambiente), concluiu, recentemente, dois novos projetos: “Conta, Brasil” (matemática) e “Viva Curitiba” (gincana de cidade).
Como colunista político e de costumes, passou pelos jornais Correio de Notícias e Indústria & Comércio. Atuou como assessor de comunicação durante os governos Jayme Canet Jr, Ney Braga e José Richa. Trabalhou para o projeto de fortalecimento municipal da cidade de La Paz, patrocinado pelo Banco Mundial. Coordenou a comunicação social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná e atuou na Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Em 1996, assumiu seu atual cargo, de diretor-geral da TV Bandeirantes no Paraná.
Coordenou e escreveu o texto final da “Plataforma de Comunicação da Volvo do Brasil” e, além de consultor, ajudou a implantar o programa de comunicação interna da Volvo do Brasil, que mereceu o Prêmio Nacional da Aberj. Participou de coletâneas de contos e escreveu peças de teatro como “Cidade sem portas”, que ficou dois anos em cartaz, e “Terra de todas as gentes”, que inaugurou o grande auditório do Teatro Guaíra – os dois espetáculos em co-autoria com Paulo Vítola. Escreveu “Ney Braga – tradição e mudança na vida política” e já tem concluído outro livro: “Vestido branco”, sobre a música paranaense.