Jornalista lança DVDs sobre história política do Paraná
A Câmara Municipal sedia, no próximo dia 15, o lançamento de dois DVDs sobre a história política do Paraná, do jornalista Sylvio Sebastiani. O evento será realizado no auditório do Anexo II, a partir das 19h. Em quatro horas e meia de entrevista, o autor narra fatos a partir de 1954, com a eleição de Ney Braga, o primeiro prefeito de Curitiba escolhido pelo voto popular.
Cidadão honorário de Curitiba, Sebastiani foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1966. "Os DVDs têm tudo para que as pessoas possam entender a história política do Paraná. Nada me disseram ou eu li, só relato aquilo que participei. Tudo é verdadeiro, com provas", disse o autor, recepcionado na sessão plenária desta quarta-feira (6). "É importante que a juventude saiba o que aconteceu nos governos passados."
"Fui presidente do MDB de Curitiba em quatro mandatos, na época da ditadura. Nunca um candidato do meu partido se apresentou sozinho à Polícia Federal", declarou. "Convenci nossos adversários do Arena a não cassarem um jovem vereador, por um discurso em que atacou os militares", relatou, sobre outro episódio. "Aos 86 anos de vida, há 60 anos na política do estado e de Curitiba, quero me colocar à disposição da Câmara Municipal", finalizou o jornalista.
"Na vida a gente ouve histórias, faz história e depois as conta", saudou o presidente do Poder Legislativo de Curitiba, Ailton Araújo (PSC). O vereador Jairo Marcelino (PSD) também destacou a trajetória de Sebastiani: "Aprendi muito com você". "Eu o conheço desde a fundação do MDB", completou Paulo Salamuni (PV). A proposição para que a Câmara sedie o lançamento é de Jorge Bernardi (PDT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba