Jornalismo policial em destaque no Tribuna Livre do CMC Podcasts
Apesar de "primo pobre" do jornalismo, a cobertura policial é um dos temas mais procurados pelo público. (Foto: Maicon Soares/CMC)
O jornalismo policial costuma ser chamado “primo pobre do jornalismo” nas redações de jornais, de rádios e de TVs. O apelido, no entanto, não influencia o poder da informação sobre segurança pública. Reportagens de crimes ou de ações policiais costumam ter altos índices de audiência. “O jornalismo policial alcança um grande público, porque pode ser divertido, triste, preocupante, mas sempre importante para a sociedade”, disse o vereador Jornalista Márcio Barros.
Para o Tribuna Livre do CMC Podcasts, o parlamentar convidou dois colegas dele para debater o jornalismo policial e também abordar um pouco dos bastidores de quem trabalha na imprensa e os riscos das chamadas fake news. Um deles foi o apresentador Douglas Bandeira, à frente do programa Tá na Hora PR, da Rede Massa. Outro foi João Frigério, repórter e criador do Plantão 190, que divulga informações e reportagens em sites e em diversas redes sociais.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Durante cerca de 50 minutos, Márcio Barros, Douglas Bandeira e João Frigério compartilharam a experiência do jornalismo policial em Curitiba e região. Eles falaram como é o dia a dia desse profissional e a relação com forças de segurança e com colegas de outros veículos de comunicação. Barros, Bandeira e Frigério também citaram casos que marcaram a carreira de cada um.
O podcast também abordou o risco das chamadas fake news. Além de fazeram alertas contra informações falsas que circularam em massa nas redes sociais, eles alertaram contra atos como os trotes, que prejudicam a ação das forças policiais. Uma dica de ouro que todos deixaram para quem quiser seguir essa carreira de trabalho é montar uma boa agenda.
Tribuna Livre do CMC Podcasts
O jornalismo policial foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba