João Bettega: “Curitiba é uma cidade que tem que olhar para o futuro”
Segurança pública e empreendedorismo são as principais bandeiras de João Bettega. (Foto: Bruno Spessato/CMC)
“Corajoso, polêmico, mas, ao mesmo tempo, humilde e com o coração gigantesco para atender ao povo”, assim se autodefine João Bettega (União), eleito com 12.346 votos para a 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), aos 28 anos de idade. Membro do Movimento Brasil Livre (MBL), o vereador faz parte da “bancada dos influenciadores digitais”, com 645 mil inscritos no YouTube, em que fala sobre política no seu canal. Em entrevista ao Você Me Representa, ele conta que começou a se engajar na política muito jovem e chegou a presidir um Centro Acadêmico quando cursava Direito, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Ao se formar, ele percebeu que tinha “que atuar politicamente também no mundo real, com propostas concretas”. Tendo a segurança pública como uma das suas bandeiras, Bettega defende que "a Guarda Municipal tem que virar polícia municipal, para a gente poder equipar melhor essa Guarda e ela poder atuar, até mesmo, em prisão em flagrante de vagabundo". “O Centro de Curitiba está se tornando uma cracolândia e várias regiões de Curitiba vêm sendo entregues ao crime organizado”, argumenta o vereador, que diz ser necessária “uma medida drástica”.
>> Leia também:
Eleições 2024: influenciadores digitais são eleitos para a Câmara de Curitiba
No âmbito do empreendedorismo, o vereador propõe “baixar a alíquota do ISS [Imposto sobre Serviços] tecnológico para empresas de startup em tecnologia de 6% a 2%, para a gente poder fomentar a empregabilidade nesse setor”. “Curitiba é uma cidade que tem que olhar para o futuro, tem que ser próspera, tem que ser uma cidade que respira tecnologia, para a gente gerar emprego, gerar renda para o povo”, declarou. Outra ideia é a criação do que ele chama de “Alvará a Jato”, com o objetivo de tornar o alvará “mais rápido e facilitar a criação de negócios”. A ideia foi inspirada no modelo de alvará digital utilizado no Rio de Janeiro (RJ).
No “jogo rápido” respondido por todos os vereadores ao final da entrevista, ele diz que um projeto de lei que ele gostaria de ver aprovado é o “Pacote Anti-Nóia”, que, dentre outros pontos, prevê o fim do Mesa Solidária e a internação compulsória de usuários de drogas e de pessoas com problemas mentais.
>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:
Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba
O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba