Jair Cézar propõe novos projetos

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2007 16h25, última modificação 18/06/2021 07h47
O vereador Jair Cézar (PSDB) apresentou, na última semana, três novos projetos de lei para apreciação da Câmara Municipal. Das propostas, duas envolvem o transporte público e uma está ligada à área educacional, com a lotação de assistentes sociais na rede de ensino do município.
Segundo o parlamentar, o trabalho do assistente social nas escolas, dando suporte aos professores, só trará benefícios para a formação plena da criança e do adolescente, já que é um profissional que pode atuar tanto dentro como fora do ambiente escolar. “Ele é um elo importante para ajudar a prevenir ou resolver problemas decorrentes de desajustes emocionais da família, que geram desvios de conduta e queda do rendimento do aluno”, diz Jair Cézar.
Presidente da Comissão de Serviço Público do Legislativo, o vereador destaca, ainda, que muitas situações que prejudicam o aprendizado do aluno, como a violência doméstica e a exploração dos menores, acabam sendo resolvidas pelos professores ou diretores, mas que estes têm suas ações limitadas em decorrência das funções que desempenham. “Assim, um assistente social lotado na própria escola poderá ampliar o trabalho já realizado pelos educadores, dando suporte em relação a alguns membros da comunidade em que a escola está inserida, prestando assistência aos alunos e seus familiares”, diz.
Outros projetos
As outras duas propostas apresentadas por Jair Cézar estão relacionadas com o transporte público. Um dos projetos visa proibir em Curitiba o uso de motocicletas ou similares para transporte público de passageiros, os chamados moto-táxis, que, de acordo com o parlamentar, oferecem um grande risco para os usuários. “As chances de acidentes são muito maiores e nós já temos um excelente serviço de táxis na cidade, que oferecem maior segurança aos passageiros, o que não acontece com as motocicletas”, afirma.
A criação do Programa de Inspeção de Emissões de Poluentes e Ruídos, destinado aos veículos que operam o sistema de transporte público de passageiros na cidade é a outra proposta apresentada, que tem como objetivo reduzir, progressivamente, o nível de poluição em Curitiba. Pelo projeto estão incluídos no programa todos os veículos autorizados a operar no sistema de transporte urbano, coletivo ou individual e de fretamento em todas as suas modalidades, inclusive táxis, transporte escolar e funerário, bem como os veículos de uso oficial da administração pública, de frota própria ou locados. Eles deverão passar por inspeções periódicas de acordo com as exigências do Código Brasileiro de Trânsito e a Resolução nº 256 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.