Jair Cézar defende inspetores escolares

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2006 16h35, última modificação 10/06/2021 08h03
O presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara Municipal, vereador Jair Cézar (PTB), tem percorrido semanalmente as regionais da cidade e feito reuniões com inspetores das escolas municipais. O objetivo das visitas, segundo o parlamentar, é garantir aos servidores da Secretaria Municipal da Educação a gratificação salarial referente ao PPQ (Programa de Produtividade e Qualidade).“Quero estender este benefício, que já garanti aos secretários das escolas, agora aos inspetores”, afirma.
Jair Cézar conta que são os inspetores que recepcionam os alunos, logo cedo no portão das escolas, e ajudam na formação de filas e condução às salas de aula. “São eles que auxiliam os professores e os substituem temporariamente na sala de aula para zelar pela disciplina. Estão o tempo todo assistindo a direção da escola, vigiando pátios, banheiros, corredores e prestando serviços diretos aos alunos em todos os sentidos”, relata, acrescentando que, muitas vezes, estes profissionais são agredidos física e verbalmente por alunos ou pais que não compreendem suas obrigações.
Projeto
Também para valorizá-los, Jair Cézar protocolou projeto de lei que cria o Dia do Inspetor Escolar Municipal em Curitiba. Segundo o primeiro vice-presidente da Casa, a data será comemorada anualmente na primeira sexta-feira de maio e deverá integrar o calendário oficial de datas e eventos da capital.
De acordo com o documento, a Secretaria Municipal da Educação poderá, na ocasião, homenagear os inspetores escolares. “A idéia é destacar a importância e a necessidade deste profissional dentro das escolas públicas”, diz. “Não acho justo tamanho esforço não ser recompensado com uma gratificação extra e com um dia especial, para que possa ser lembrado e homenageado”, justifica.