Jair Cézar anuncia possibilidade de baixar asfalto na Ponte Preta

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2011 16h35, última modificação 10/08/2021 11h24
O vereador Jair Cézar (PSDB) informou que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) viu, em um estudo que está realizando, a possibilidade de baixar o asfalto da Ponte Preta, na Avenida João Negrão. A medida evitaria acidentes com caminhões e ônibus mais altos que o limite de 3,60 metros. O parlamentar, que há 15 anos pede providências para o local, questiona a funcionalidade do sensor e do painel instalados recentemente para alertar motoristas.
“Colocaram algo novo, que não sei se vai funcionar efetivamente. Isto só o tempo poderá dizer. Se o motorista não vê a ponte e as sinalizações, não verá o painel. Esta semana fui informado pelo arquiteto Luiz Hayakawa que no Ippuc chegaram à conclusão de que abaixo deste asfalto existe paralelepípedo. Agora, vão escavar para ver a possibilidade de baixar o solo na área”, informou Jair Cézar.
Segundo ele, a retirada do paralelepípedo permitirá baixar entre 20 a 30 centímetros, o que evitaria 50% dos acidentes. “Os veículos que batem na ponte conseguem entrar e ficam encaixados embaixo dela. Muitos saem somente murchando os pneus. Muitos ônibus de turismo têm o ar condicionado arrancado quando passam ali”, disse.
Segundo ele, já aconteceram inúmeros acidentes com caminhões baú, caminhões carvoeiros, caminhões carregando retroescavadeiras, ônibus de turismo, entre outros veículos que ultrapassam a altura de 3,60 metros.
Definitivo
Para Jair Cézar, uma solução definitiva seria elevar a ponte. A medida é contestada pelo Executivo estadual, que argumenta que descaracterizaria um patrimônio histórico do Paraná. No entanto, para o parlamentar, se a ponte é patrimônio, seria necessário fazer sua manutenção e promover sua conservação, o que não vem acontecendo por conta dos acidentes.