Itinerário e linhas de ônibus são temas de requerimentos
Dentro da prerrogativa de sugerir ações à prefeitura de Curitiba, nesta legislatura um pedido recorrente dos vereadores ao Executivo são pedidos de criação de novas linhas de ônibus e de alteração nos itinerários já existentes. É o caso, por exemplo, de pedido protocolado por Cristiano Santos (PV) em setembro deste ano. Ele pediu uma nova rota, ligando o Campo de Santana ao Terminal da CIC. Caso isso não fosse possível, afirmou o parlamentar, uma alternativa seria adequar a linha “Rio Bonito-CIC” para que ela assumisse essa função (044.11669.2013).
“A criação dessa nova linha poderia beneficiar mil famílias que foram contempladas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", naquela região”, argumentou o vereador. Já Paulo Rink (PPS) pediu uma rota para atender os moradores dos conjuntos habitacionais Parque Iguaçu I, II e III, no Ganchinho (044.13815.2013). “Quando atrasa a linha 549, que faz a rota "Osternack-Sítio Cercado", essa demora passa de 35 minutos. Isso causa transtornos para as 416 famílias que foram instaladas na região pela Companhia de Habitação de Curitiba”, reclama o parlamentar.
Geovane Fernandes (PTB), por sua vez, solicitou que a rota da linha de ônibus São Francisco fosse ampliada, indo até o Xaxim (044.11970.2013). “Há necessidade de ampliação do itinerário para beneficiar os moradores daquela área (até a rotatória da Rua Izaac Ferreira da Cruz, pela Rua Francisco Derosso). Essas pessoas são obrigadas a percorrer um longo percurso para chegar ao ponto do ônibus”, pontua o vereador..
Também do PTB, Pier Petruzziello requisitou mudança no trajeto da linha de ônibus Jardim Esplanada (044.14088.2013). “A instalação do ponto final da linha Jardim Esplanada na Rua do Rio poderia atender um número maior de cidadãos que precisam fazer uso deste itinerário”, explicou o parlamentar. Da mesma forma, Colpani (PSB) solicitou a colocação de mais ônibus na frota responsável pelas linhas "Santa Rita-Pinheirinho", Interbairros II, Ligeirinho Inter II, e Campina do Siqueira. Ele reclama da falta de ônibus nos horários de pico, especialmente nessas linhas que vão até o Capão Raso (044.12442.2013).
Estudos visando o aumento da frequência da linha "Osternack-Sítio Cercado" foram solicitados pelo vereador Jorge Bernardi (PDT). Segundo o parlamentar, “o aumento numérico da população nesta localidade não foi compensado com um aumento dessa frota” (044.13761.2013). Já Tito Zeglin (PDT) pediu que o ônibus extra colocado na linha Parque Industrial permaneça por mais tempo em funcionamento, indo das 9h às 23h (044.13329.2013). “Os usuários desta linha reclamam do excesso de passageiros nos horários de maior demanda”, justificou o parlamentar.
Em caráter emergencial, por exemplo, Carla Pimentel pediu que o Executivo mudasse temporariamente o ponto final do ônibus Vila Rosinha para a Rua Íris Antônio Campos, em frente ao número 250, na entrada do Conjunto Buriti. Ela protocolou a solicitação no dia 20 de setembro, pois uma passarela nessa região do Campo Comprido desabou e na época passava por reconstrução (044.12514.2013). Para evitar que usuários do transporte público peguem o ônibus errado, Helio Wirbiski (PPS) solicitou que a localização dos pontos das linhas Petrópolis e "Petrópolis-Ouro, na Praça Rui Barbosa, Verde", sejam alterados (044.14452.2013). “Ambos os pontos estão no mesmo local, o que gera confusão entre os usuários”, esclareceu o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba