Irmãos Maristas visitam Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2013 18h05, última modificação 15/09/2021 08h00
Um grupo de Irmãos Maristas, integrado por pessoas de diversos países da América Latina, visitou a Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (9). A delegação, que veio ao Brasil para conhecer mais sobre o sistema político local, foi recebida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e pelos vereadores Professora Josete (PT), Chico do Uberaba (PMN) e Pier Petruzziello (PTB).

Salamuni apresentou dados sobre Curitiba, como o número de habitantes e o orçamento municipal. Também explicou que no Brasil a quantidade de vereadores em cada cidade é proporcional à população, destacando a heterogeneidade de ideologias. “A riqueza da política está na diferença”, destacou.

Durante o encontro, diversos questionamentos foram levantados, a exemplo do funcionamento do orçamento participativo e a preocupação com o meio ambiente. O presidente comentou sobre as audiências públicas que têm sido realizadas para debater com os moradores sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Já sobre as questões ambientais, citou a preocupação em se utilizar combustíveis renováveis e encontrar novas formas de energia.

Para Gregorio Linacero, da província Marista América Central, a experiência de conhecer a capital está sendo muito rica, já que o grupo está conhecendo estatísticas, formas de gestão financeira e maneiras que as entidades praticam ações sociais. “O curso pretende dar a visão de uma melhor gestão. Está sendo muito prático”, acrescentou.

Educação

Professora Josete (PT) explicou como funciona a rede de educação, que atende crianças de zero à cinco anos, e as diferentes responsabilidades que cabem ao município e ao estado. Josete destacou que 140 mil alunos, desde a educação infantil até a de jovens adultos, recebem o atendimento gratuitamente na capital.

Sobre o tempo de permanência na escola, a parlamentar disse que é uma intenção do município ampliar os estabelecimentos de turno integral, embora ainda não haja recursos disponíveis para isso. “No Brasil, o tempo que se passa na escola é muito pequeno, sendo apenas quatro horas por dia”, ponderou.

Comissões

Já Chico do Uberaba (PMN), presidente da Comissão Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, relatou que o colegiado vai investigar e combater as adoções ilegais e o tráfico de pessoas. O parlamentar salientou a atuação das unidades Maristas. “A gente sabe do carinho com que eles conduzem a instituição”, concluiu.

Também esteve presente na atividade o advogado Carlos Eduardo Lobo da Rosa.