Iris Simões toma posse como vereador

por Assessoria Comunicação publicado 05/11/2012 15h30, última modificação 09/09/2021 10h01
Tomou posse como vereador de Curitiba, na sessão desta segunda-feira (5), Iris Xavier Simões (PR), quarto suplente da coligação formada pelos partidos PSDB/PR nas eleições de 2008. Simões, que já foi presidente da Câmara e deputado federal, ocupa a cadeira deixada por Nely Almeida (PSDB), falecida na última segunda (29).
Em seu primeiro pronunciamento, o parlamentar relembrou sua trajetória política e, em especial, a eleição de 1996, quando conquistou quase 27 mil votos, uma das maiores votações já alcançadas por um vereador em Curitiba. Ele lamentou ainda ter que ocupar a vaga de Nely Almeida e relembrou o bom relacionamento que mantinha com a parlamentar. “Nesta eleição de 1996, Nely me agradeceu, pois a minha votação ajudou com que ela também fosse eleita. E, agora, quis o destino que eu ocupasse a sua cadeira”. Ainda em seu discurso, Iris Simões prometeu trabalhar para o desenvolvimento da cidade, dando seu melhor para Curitiba e anunciou que o breve mandato será seu último ato na vida pública. “Nunca mais vou pleitear qualquer cargo público. Este será o encerramento da minha carreira política”, declarou.
Histórico
Nascido em 25 de maio de 1961, na cidade de Pato Branco (PR) e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Iris Simões iniciou sua carreira política como vereador pelo PL, no ano de 1993. Foi presidente da Câmara entre 1995 e 1996, e reeleito vereador para o período de 1997 a 2000, pelo PSDB. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PTB, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. No pleito de 2006, não conseguiu se reeleger, mesmo obtendo mais de 33 mil votos. Foi candidato a vereador de Curitiba em 2008 pelo PR, ficando como quarto suplente. Assumiu, também como suplente, o mandato de deputado federal, na Legislatura 2007-2011, a partir de 23 de dezembro de 2009, no lugar do deputado Ricardo Barros (PP).
Homenagens
Além de ter sido citada no discurso de Iris Simões, Nely Almeida foi homenageada com um minuto de silêncio, por solicitação do líder do PMDB, vereador Algaci Tulio. Outra maneira encontrada pelos colegas para valorizar a história de vida da vereadora foi batizar o Centro Municipal de Educação Infantil do Prado Velho com o seu nome. Na justificativa do projeto, destaca-se que Nely Almeida exercia o sexto mandato no Legislativo, onde dedicou atenção especial aos idosos e apresentou dezenas de projetos e manifestações em favor dos aposentados. Entre eles, benefícios fiscais, oportunidades de trabalho com entidades culturais, convivência e alfabetização.