Investimento em ciclovias é defendido por vereador
O vereador Jonny Stica (PT) defende investimentos pesados em ciclovias, ciclofaixas e equipamentos urbanos destinados às bicicletas, aproveitando as verbas superiores a R$ 2 milhões por ano já previstas no Plano Plurianual 2010-2013. Para cobrar este investimento da prefeitura, o petista apresentou recentemente emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que aumentaria para R$ 4 milhões o valor aplicado nessa área. Assim como outras sugestões da bancada de oposição, que tem cinco vereadores (do total de 38), a emenda de Jonny não passou na votação em primeiro turno.
Ao argumentar sua iniciativa, o parlamentar diz que “Curitiba não vem investindo nessa área nem um décimo do que prevê o Plano Plurianual, então propomos que seja colocado, em 2012, aproximadamente o dobro do valor previsto para cada ano”, explica. “Enquanto isso, continuamos vendo os ciclistas obrigados a disputar espaço com carros e pedestres, correndo riscos desnecessários”, critica o vereador, ressaltando que só no Paraná, de janeiro até o mês passado, 17 ciclistas morreram e cerca de três mil ficaram feridos em acidentes.
Ciclovias
“Documentos anexos à LDO de 2012, enviados pela prefeitura, evidenciam que, desde 2010, apenas R$ 217.227,17 foram investidos em ciclovias. Dados do Portal de Transparência da prefeitura mostram realidade ainda pior: até dezembro de 2010 tinham sido gastos R$ 26 mil nesse campo - corte de 99,6% no valor previsto no Orçamento para o ano passado.
É muito pouco para uma cidade que se diz modelo de mobilidade e transporte urbano e que receberá grande quantidade de turistas durante a Copa do Mundo de 2014, provavelmente muitos deles acostumados a circular de bicicleta com segurança em suas cidades”, afirma.
Falhas
Nem mesmo recentes investimentos da prefeitura podem ser considerados suficientes. O parlamentar lembra que uma ciclovia nova, na avenida Toaldo Túlio, por exemplo, é interrompida por placas publicitárias em pontos de ônibus. “Assim, as pessoas ficam desestimuladas a usar meios alternativos de transporte”, comenta. “Além disso, cerca de 100 km de ciclovias de Curitiba, que ligam principalmente parques e pontos turísticos, estão repletos de trechos escuros, esburacados ou com mato em volta. Isso não facilita a vida de quem quer trabalhar ou precisa cruzar vários bairros", conclui.
Votação
A LDO foi apresentada pela prefeitura à Câmara de Curitiba no mês passado e recebeu emendas até meados de junho. Os vereadores concluíram a votação do documento nesta quarta-feira (29).
Ao argumentar sua iniciativa, o parlamentar diz que “Curitiba não vem investindo nessa área nem um décimo do que prevê o Plano Plurianual, então propomos que seja colocado, em 2012, aproximadamente o dobro do valor previsto para cada ano”, explica. “Enquanto isso, continuamos vendo os ciclistas obrigados a disputar espaço com carros e pedestres, correndo riscos desnecessários”, critica o vereador, ressaltando que só no Paraná, de janeiro até o mês passado, 17 ciclistas morreram e cerca de três mil ficaram feridos em acidentes.
Ciclovias
“Documentos anexos à LDO de 2012, enviados pela prefeitura, evidenciam que, desde 2010, apenas R$ 217.227,17 foram investidos em ciclovias. Dados do Portal de Transparência da prefeitura mostram realidade ainda pior: até dezembro de 2010 tinham sido gastos R$ 26 mil nesse campo - corte de 99,6% no valor previsto no Orçamento para o ano passado.
É muito pouco para uma cidade que se diz modelo de mobilidade e transporte urbano e que receberá grande quantidade de turistas durante a Copa do Mundo de 2014, provavelmente muitos deles acostumados a circular de bicicleta com segurança em suas cidades”, afirma.
Falhas
Nem mesmo recentes investimentos da prefeitura podem ser considerados suficientes. O parlamentar lembra que uma ciclovia nova, na avenida Toaldo Túlio, por exemplo, é interrompida por placas publicitárias em pontos de ônibus. “Assim, as pessoas ficam desestimuladas a usar meios alternativos de transporte”, comenta. “Além disso, cerca de 100 km de ciclovias de Curitiba, que ligam principalmente parques e pontos turísticos, estão repletos de trechos escuros, esburacados ou com mato em volta. Isso não facilita a vida de quem quer trabalhar ou precisa cruzar vários bairros", conclui.
Votação
A LDO foi apresentada pela prefeitura à Câmara de Curitiba no mês passado e recebeu emendas até meados de junho. Os vereadores concluíram a votação do documento nesta quarta-feira (29).
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