Integração da Região Metropolitana de Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 21/06/2024 07h05, última modificação 20/06/2024 17h08
O vereador Leonidas Dias (Pode) trouxe dois convidados da Região Metropolitana de Curitiba para a bancada do CMC Podcasts.
Integração da Região Metropolitana de Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

Leonidas Dias, Neco Prado e Simon Quadros apresentaram as soluções para os desafios da RMC. (Foto: Maicon Soares/CMC)

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) completou 51 anos de existência no último dia 8 de junho. E a integração dos 29 municípios que atualmente compõem a Região Metropolitana foi o tema que o vereador Leonidas Dias (Pode) trouxe para o Tribuna Livre do CMC Podcasts. “Temos muitos temas pertinentes a Curitiba e a outros 28 municípios que integram a nossa Região Metropolitana”, disse o vereador. Entre esses temas, estão a questão da alimentação com o cinturão verde, a defesa do meio ambiente e o transporte integrado  todos assuntos discutidos no podcast.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Leonidas Dias trouxe dois convidados especiais para falar dessa vizinhança de Curitiba: Neco Prado, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec); e Simon Gustavo Caldas de Quadros, procurador-geral do município de Araucária.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.


Com mais de 3,5 milhões de habitantes, sendo cerca de metade deles residindo na capital, o vereador Leonidas Dias ressaltou a importância do conjunto de instituições metropolitanas. Além de citar a Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), criada em 2023 pelo governo estadual em substituição à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o vereador citou outros órgãos da “governança metropolitana”: o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assoemc), o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais (Coin-GM), o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp-PR) e o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado (Pró-Metrópole) da RMC.

Como morador da região norte da cidade, Dias disse que, de um lado da rua, está em Curitiba e, no outro, em Colombo ou em Almirante Tamandaré. “Como vamos dar um desenvolvimento integrado para essa região?”, questiona o vereador. Para ele, o mais importante é garantir um desenvolvimento sustentável para a capital e para os municípios ao redor.

A palavra-chave é integração

“Integração é a palavra-chave”, disse Neco Prado, para explicar a região metropolitana. Segundo ele, quando a RMC nasceu, 80% dos habitantes estavam na capital e, atualmente, a população está dividida quase que de forma equilibrada: 50% em Curitiba e outros 50% nos municípios vizinhos. Para ele, é importante discutir conjuntamente para trabalhar os desafios que vão além do transporte, como a questão do tratamento do lixo, da preservação dos rios e do meio ambiente e da geração de emprego e renda.

Para Simon Quadros, agora, com cerca da metade dos habitantes da RMC residindo nos municípios vizinhos a Curitiba, estamos em uma nova fase. “Curitiba sempre liderou a região, por oferecer serviços e concentrar as universidades. Mas, agora, os outros municípios também oferecem uma boa qualidade de vida”, disse Quadros. Segundo ele, esse desafio tem sido superado com boas soluções, como os consórcios citados pelo vereador Leonidas.

Meio ambiente e transporte

Além de abordar sobre desafios e soluções articuladas sobre meio ambiente e sobre geração de emprego e renda, o programa também discorreu sobre a questão do transporte da região metropolitana. “Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar está bom. Então, precisamos saber para onde ir”, ressaltou Neco Prado. Em Curitiba, segundo ele, há práticas de bom planejamento, que devem auxiliar nas políticas implementadas em outros municípios.

Simon se lembrou da reforma constitucional em 2015, que integrou o transporte público como direito social semelhante à educação e à saúde. Em Araucária, o procurador-geral explicou a forma com que o município trabalhou para oferecer um serviço com foco no usuário e no social, saindo de 17 mil passageiros por dia em 2017, para quase 70 mil usuários diários agora em 2024. “Isso favorece a mobilidade, diminui carros na rua. Para isso, é preciso ter um olhar voltado para o social”, disse Simon.

Durante o programa, Neco e Simon lamentaram a perda recente de Elerian Zanetti, ex-prefeito de Campina Grande do Sul, falecido no começo do mês. Conhecido como “Toco” Zanetti, ele foi o primeiro presidente da Assomec. Atualmente, a associação é presidida por seu filho Bihl Zanetti. 

Tribuna Livre do CMC Podcasts

A integração da Região Metropolitana de Curitiba foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba