Institutos Guerreiros e Dente de Leão conquistam apoio da Câmara de Curitiba
Nesta segunda-feira (25), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reconheceram o trabalho social do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação e do Instituto Dente de Leão. Em primeiro turno, por unanimidade, foi aprovada a concessão da Declaração de Utilidade Pública para as duas organizações sociais, que poderão utilizar o documento para firmar convênios com o poder público.
“O Instituto Guerreiros oferece a prática da dança hip-hop para a reabilitação física e social de pessoas com distúrbios do sistema nervoso”, explicou Pier Petruzziello (PP), autor da iniciativa que pediu à CMC o reconhecimento do trabalho social da organização. O vereador destacou o pioneirismo de Joseana Wendling Withers, criadora do método e fundadora do instituto, que hoje atende mais de 40 pessoas, na maioria jovens (014.00060.2023 com emenda 031.00088.2024).
“Fazem um trabalho fantástico, é fundamental aprovarmos a Utilidade Pública. Eu defendo a pauta da pessoa com deficiência há mais de 12 anos na CMC e sei como é importante destacar o trabalho de quem se dedica realmente a melhorar a vida das pessoas. Nós, pessoas com deficiência, somos iguais, só o que precisamos são oportunidades, que a sociedade nos enxergue de uma forma mais humana”, disse Petruzziello.
Projeto Educatech, do Instituto Dente de Leão, sensibiliza vereadores de Curitiba
Aprovada hoje pelos vereadores de Curitiba, a Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Dente de Leão foi um pedido da Sargento Tânia Guerreiro (Pode), que elogiou o trabalho social desenvolvido pelas idealizadoras da entidade, que, com o projeto Educatech, levam aulas de robótica e desenvolvimento pessoal a jovens em situação de vulnerabilidade social (014.00020.2024).
“Buscando um ambiente corporativo sustentável, elas também levam a mensagem de Cristo ao jovens que serão inseridos no mercado [pelos projetos]”, elogiou a parlamentar, que citou nominalmente Thais Akiyama, Kellen Madureira, Fernanda Toporoski, Eli Samara Morais e Marceli Camargo. “[Projetos sociais] despertam coisas nos jovens que não seria possível sem o trabalho de organizações sociais como a de vocês”, destacou Tânia Guerreiro.
Ambas as proposições retornam à pauta nesta terça-feira (26), para confirmação em segundo turno. Igual ao que aconteceu, hoje, com o Instituto Taber Davi, trazido à CMC por Noemia Rocha (MDB), que teve a Declaração de Utilidade Pública confirmada hoje em plenário. A homenagem póstuma a Mauro Machado Urbim foi adiada para quarta-feira (27), a pedido de Tico Kuzma (PSD), autor do projeto de lei (009.00013.2024).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba