Instituto para Cuidado do Fígado ganha declaração de Utilidade Pública

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2016 15h05, última modificação 05/10/2021 10h23
Os vereadores de Curitiba confirmaram, nesta segunda-feira (22), com 26 votos favoráveis, a declaração de Utilidade Pública ao Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). “A entidade é motivo de orgulho para a cidade, pelo atendimento que presta à população, que resultou no Prêmio Bom Exemplo, da RPC TV, no ano passado, na categoria Cidadania”, exaltou Carla Pimentel (PSC), autora da proposição (014.00015.2015).

Fundado por médicos, o ICF foi criado em 2010 para reduzir “as barreiras enfrentadas pelos cidadãos em obter um atendimento digno e especializado em doenças associadas ao fígado”. Os profissionais da saúde dispõem, desde então, e voluntariamente, de tempo pessoal para atender gratuitamente pacientes de doenças hepáticas. “Todos os anos, cerca de 30 mil pessoas morrem no Brasil em decorrências de doenças do fígado”, alertou Carla Pimentel.

Aldemir Manfron (PP), Valdemir Soares (PRB) e Chicarelli (PSDC) elogiaram a iniciativa. A médica Cássia Sbrissia e outros membros da entidade estiveram na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação. Com a declaração de Utilidade Pública, a organização não-governamental estará apta a realizar convênios com a Prefeitura de Curitiba e outros órgãos públicos.

Demais projetos
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Santo Antônio, localizada no bairro Cidade Industrial, também teve sua declaração de Utilidade Pública ratificada pelo plenário, com 25 votos favoráveis (014.00027.2015). O projeto de lei é do vereador Mauro Ignácio (PSB). Os parlamentares igualmente confirmaram, em segundo turno, com 23 votos a favor, a indicação de Ursulina Alves Ferreira para nominar um logradouro público de Curitiba (009.00018.2015) – o projeto é de Aldemir Manfron (PP). As três propostas de lei tinham sido aprovadas em primeiro turno na última quarta-feira (leia mais).