Instituto de Identificação recebe homenagem nos 100 anos

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2005 19h35, última modificação 20/05/2021 16h26
A Câmara Municipal de Curitiba realizou sessão solene para homenagear os 100 anos do Instituto de Identificação do Paraná, na noite desta quarta-feira (13). A proposta, do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) para comemorar a data histórica, premiou um trabalho fundamental que vem sendo executado no dia-a-dia da comunidade, por funcionários especializados em identificação datiloscópica.
À cerimônia, presidida pelo vereador Jair Cézar (PTB), compareceram, entre as autoridades, o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Reinhold Stephanes (pai do vereador propositor); o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, representando o prefeito Beto Richa; João Ricardo Keppes de Noronha, presidente da Associação dos Delegados do Paraná, e, representando o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Ferreira Delazari, o coronel Rubens Guimarães de Souza.
Funções
O Instituto merecedor da homenagem atua nas identificações criminal e civil. Na área criminal, o trabalho é centralizado em informações das delegacias, Polícia Federal e Varas Criminais, além de dados enviados por outros Estados, disponíveis às autoridades policiais e judiciárias.
O órgão realiza pesquisa e confronto datiloscópico de impressões digitais de criminosos. Na área civil, a identificação está centralizada nas informações individuais datiloscópicas de todas as pessoas que buscam a carteira de identidade. Assim, os serviços prestados pelo Instituto de Identificação incluem expedição de carteiras de identidade, serviços de identificação em escolas especiais, hospitais, asilos e casas de detenção; identificação de cadáveres no IML, fornecimento de atestado de antecedentes, atendimento a local de crime com elaboração de laudos papiloscópicos e laudos para confronto de impressões digitais.
Informatização do processo
A modernização do processo de identificação, que será reduzida de 120 dias para apenas 10 dias, foi festejada pelo diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Luiz Fernando Viana Artigas, em seu discurso de agradecimento. Artigas enalteceu o trabalho dos profissionais do órgão, que promovem, além da identificação digital, a cidadania, afirmando que as funções do Instituto passam despercebidas da população. Com a digitalização, o instituto poderá esclarecer crimes mais intrincados e fazer levantamentos nos locais de crime.
Homenageados
Foram homenageados  Maria Helena Kendrick Fiuza, Edielse Cabral, Luiz Antonio Alves Fidalgo, Edimar Pires Alves, Napoleão Moreira da silva, Jocemar Dalmeida Gerkle, Sandra Martinelli, Marcia Terezinha Landucha Gaeski, Zilda Magda do Amaral e Mariliz de Souza Ribas.
Entre os aposentados, Milton Douglas Buest, Levy Soares Teixeira, Ignez Irene Kravetz, Maria Orieta Paduano Turco, Elza Rodrigues Capriotti e Alduino Alfredo Monecelli.
Também mereceram honrarias, os ex-diretores Carlos Mafra Pedroso Neto, Walfrido Pilotto, Hermes Machado Mattos, Arion Nicz Roda (in memoriam), Sydney Michalizen, Jamil Sidon de Oliveira Jorge, Douglas Haquim (in memorian), João Ricardo Keppes de Noronha, Germano Nascimento Filho, Marco Antonio Lagana, Paulo Ernesto Araujo Cunha e o atual diretor Luis Fernando Viana Artigas.