Instituto da Mulher Contabilista recebe homenagem da Câmara
O Instituto Paranaense da Mulher Contabilista comemora 18 anos de criação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (Ipmcont) recebeu uma homenagem, nesta quarta-feira (20), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O diploma de Votos de Congratulações e Aplausos, de autoria da vereadora Indiara Barbosa (Novo), foi entregue em comemoração aos 18 anos da criação da entidade. A parlamentar relatou que o Ipmcont foi fundado, em 2005, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na área contábil e, principalmente, "valorizar as mulheres, que querem ter os seus espaços, querem ter o seu papel de liderança”.
As mulheres, continuou Indiara, “exercem esse papel com muita qualidade e, principalmente, ocupando esses espaços de liderança que nós, mulheres, ainda temos, às vezes, dificuldade para ocupar”. A vereadora entregou os Votos de Congratulações à presidente do instituto, Ana Claudia Serrato Krüger. As contabilistas Roseli Ruiz, Juliana Bertol Guedes, Gisele Machioski, Simone Vanni Soares, Barbara Bernardinelli, Kelly Menegari, Carolina Feijó e Graciela Munhoz acompanharam a homenagem (077.00163.2024).
O grupo também realizou uma visita guiada à Câmara de Curitiba, acompanhada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. “Um instituto importante, que a vereadora resgata o nome no Mês das Mulheres”, disse Tico Kuzma (PSD) durante o debate que aprovou a homenagem, na terça-feira (19). Ele questionou, entretanto, que não seria "prática do Novo, da vereadora, votar favorável em Votos de Congratulações e Aplausos”. “Mantenho minha crítica pelo excesso de homenagens”, [...] quando a gente faz homenagens demais, essas homenagens até perdem importância”, rebateu Indiara.
Restaurante Ópera Arte recebe congratulações de vereadores
Também na manhã da última quarta (20), Alexandre Leprevost (Solidariedade) homenageou o restaurante Ópera Arte, localizado na Ópera de Arame. O vereador entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos a seu fundador, Giuliano Pillagalo, “um dos empresários de destaque na geração de empregos e que impulsiona o turismo da cidade de Curitiba como poucos com o seu restaurante”.
“O restaurante nasceu como um quiosque, no início de 2015, [...] com a intenção de fomentar a arte e a cultura no espaço da Ópera de Arame, foi dada a largada da grande reforma no subterrâneo, espaço que foi inaugurado em 2017. Em 2018, nasceu o Vale da Música, com um belíssimo visual, um deck, à beira de um lago e com um palco flutuante que é de impressionar aos turistas”, relatou Leprevost. "É uma referência na capital paranaense, uma experiência única, tanto que por dois anos consecutivos foi eleito o melhor restaurante para um turista visitar pela TopView Gastronomia", acrescentou (077.00641.2023).
Locutor e artista de stand up comedy é homenageado na CMC
Ezequias Barros (PMB), também na sessão desta quarta (20), entregou os Votos de Congratulações e Aplausos ao locutor e artista de stand up comedy Rheiddy Ebrahim. “O locutor, juntamente com sua amiga Fran Ribeiro, fazem as manhãs do povo cristão mais alegres e divertidas na Rádio Sara Brasil”, relatou o vereador. “Comédia para a família, algo bacana, eu quero parabenizá-lo pelo seu trabalho."
“Rheiddy sempre foi muito brincalhão e cheio de histórias engraçadas nas reuniões entre amigos e familiares, e viu que isso poderia ser uma ferramenta incrível para todos os públicos, tanto em igrejas como em clubes de comédia”, prosseguiu Barros (077.00040.2024). A homenagem se justifica, disse o parlamentar, “pela sua constante dedicação, excelência e profissionalismo aplicado em seu dia a dia, sempre se empenhando para trazer ao público o melhor de si”.
Câmara de Curitiba parabeniza os 30 anos do Grupo Esperança
Já na sessão da última terça-feira (19), Professora Josete (PT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao Grupo Esperança, homenageado por seus 30 anos de existência. A entidade, relatou a vereadora, é fundadora da "Articulação Nacional de Transgêneros [Antra], apoia a organização e o fomento dos trabalhos com direitos humanos, cidadania, prevenção ao HIV/Aids e assistência que envolvam as travestis e transsexuais em todo o país” (077.00055.2024).
“Nós ficamos sempre muito felizes quando trazemos aqui pessoas que têm uma história, uma caminhada em defesa dos direitos humanos”, disse Josete. O Grupo Esperança, afirmou, “realiza ações que possibilitam a criação de renda alternativa, culminando numa reinserção social, além de ações educativas e preventivas que levem à reflexão sobre direitos humanos, cidadania, bem estar físico, social e autoestima”. A homenagem foi entregue à coordenadora Liza Minelli e foi acompanhada por Kelly Cristina Mendes, Zilene Lorenzetto, Valderes Hallu e Dione Rose Andrade.
Vereadores homenageiam pastor da Comunidade Cristã Soma
João da 5 Irmãos (sem partido), na sequência, entregou os Votos de Congratulações e Aplausos ao pastor David Robson Leal Cruz, que atua na Comunidade Cristã Soma Curitiba, criada em novembro de 2022. “É uma pessoa que vem realizando um trabalho fantástico à frente de trabalhos em prol da comunidade, através da sua comunidade cristã”, elogiou o vereador.
“Com pouco tempo, mas já com um grande trabalho”, prosseguiu o autor da homenagem, a igreja vem servindo “pessoas em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua, ajudando e encaminhando pessoas para as casas de recuperação, bem como, frequentemente, abrindo a igreja para que essas pessoas possam tomar um banho e se alimentar, se recuperar e trazer um pouco de dignidade”. O pastor recebeu o diploma acompanhado de sua esposa, Mary Cruz (077.00057.2024).
Câmara entrega congratulações à cientista Taciana Pereira
Na sessão da última segunda-feira (18), Tico Kuzma (PSD) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à bioengenheira Taciana Pereira por sua “contribuição à ciência mundial, ajudando a desenvolver e melhorar tecnologias para o futuro da medicina, carregando junto de si o nome da cidade de Curitiba”. A homenageada, explicou o vereador, “estuda tecnologias que sejam capazes de imprimir tecidos biológicos com células humanas. Essa ferramenta é considerada uma grande evolução para o campo da medicina, por isso o destaque em ser considerada uma das pioneiras da bioimpressão” (077.00159.2024).
Pereira estudou Bioengenharia na Universidade de Harvard e, após a graduação, ingressou na Allevi, uma empresa de bioimpressoras que pesquisa a cura para doenças. Em 2022, “quando seu visto para moradia nos Estados Unidos foi finalmente aceito, a cientista subiu ao cargo de CEO da empresa”, relatou Kuzma. No mesmo ano, a bioengenheira foi homenageada pela Forbes Under 30, na categoria Ciência e Educação. Além disso, foi uma das 40 jovens destacadas pelo Houston Business Journal, em 2023. A entrega da homenagem foi acompanhada pelos pais de Taciana, Andressa e Ernani Pereira, e por seu irmão, Luis Pereira.
Empresários de Curitiba são homenageado na CMC
Zezinho Sabará (sem partido), também na segunda-feira (18), homenageou os empresários Anderson Gonçalves, proprietário da empresa Resinas AG, e Eglair Tyski, proprietário da empresa Madepox. “Esses empresários fazem um trabalho maravilhoso aqui na cidade de Curitiba”, elogiou o vereador. “Achei muito bonito o trabalho que eles fazem lá, uma equipe maravilhosa.”
Vereadores aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos
Durante esta semana, os vereadores também aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Angelo Vanhoni (PT), por exemplo, defendeu requerimento de sua autoria para homenagear o Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana, em alusão ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado no dia 21 de março (077.00162.2024).
“Esse é um dia importante, porque pauta no Brasil inteiro manifestações para que a gente lute pela liberdade religiosa, que é um fundamento da existência das sociedades modernas, o respeito à diversidade religiosa na vida humana”, declarou Vanhoni. Membros do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana acompanharam a discussão.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba