Instagram da CMC: com 6,8 mil votantes, 69% é contra a volta às aulas

por José Lázaro Jr. — publicado 24/09/2020 17h50, última modificação 24/09/2020 17h50
Votação estava 80% a 20% pela volta às aulas de manhã; durante o dia, engajamento aumentou e o resultado mudou.
Instagram da CMC: com 6,8 mil votantes, 69% é contra a volta às aulas

Resultado da enquete no perfil da CMC no Instagram. (Imagem: Reprodução/Instagram)

Com participação recorde, o perfil no Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) mobilizou 6,8 mil votantes em enquete sobre a retomada das aulas presenciais na cidade. Encerrada nesta quinta-feira (24), a pergunta era “você é a favor ou contra a volta às aulas presenciais?”. O resultado foi 69% dos votantes se manifestando contra a medida neste momento da pandemia do novo coronavírus e 31% a favor. Pela manhã, com metade dos participantes finais, o resultado era

Amanhã, às 15h, a CMC realiza uma audiência pública sobre o assunto pela internet, com transmissão ao vivo pelo YouTube e possibilidade de interação com os participantes, que será divulgada durante a atividade. Nesta semana, durante a prestação de contas da Prefeitura de Curitiba no Legisaltivo, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, abordou o assunto, lamentando a judicialização da questão e afirmando que a sociedade deve debater mais o assunto (leia mais). Na segunda-feira (21), vereadores aprovaram sugestão ao Executivo em que pedem a elaboração de um protocolo sanitário para permitir a reabertura das creches da cidade (leia mais).

O engajamento da população ao redor do tema quebrou os recordes anteriores de participação no perfil da Câmara de Curitiba no Instagram, que começou o dia com 3.500 seguidores e, ao final da enquete, tinha 4.874 – aumento de quase 40%. “Recebemos 200 mensagens diretas, que ainda estamos respondendo, informando da audiência pública, por exemplo, para que elas possam participar dos temas da cidade”, relatou a jornalista Michelle Stival da Rocha, responsável pelas redes sociais da CMC. Pela manhã, o placar era outro, estava 80% a favor da volta às aulas, mas o resultado mudou durante o dia, conforme aumentou o engajamento das pessoas com a enquete.