Inspiração Curitibana premia 23 mulheres por atuação na área de saúde

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 22/06/2022 08h00, última modificação 22/06/2022 09h23
Premiação contemplou profissionais que atuaram na linha de frente contra a covid-19.
Inspiração Curitibana premia 23 mulheres por atuação na área de saúde

Inspiração Curitibana, premiação criada pela vereadora Maria Leticia, homenageou 23 mulheres profissionais da área de saúde que atuaram durante a pandemia. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na 6ª edição do evento Inspiração Curitibana, promovido pelo mandato da vereadora Maria Leticia (PV), 23 mulheres foram homenageadas com votos de congratulações face às suas atuações durante a pandemia. “Foram mulheres que se destacaram nas áreas de saúde e direitos humanos e que impactaram positivamente nossa sociedade”. A mesa foi presidida pela vereadora proponente da homenagem e também teve a presença de Barbara Mioto, Luci Pfeifer e Rebeca Fernandes Rocha.

A vereadora Maria Leticia disse que o evento Inspiração Curitibana nasceu do seu desejo de dar voz e visibilidade às mulheres que enfrentam jornadas duplas ou triplas, enfrentando dificuldades salariais e divisão desigual de trabalho doméstico. “Trata-se de uma luta que não é de hoje e houve muitos avanços que conduziram a uma maior participação feminina. Mas, embora sejamos maioria da população, ainda representamos a minoria nos espaços de poder”, disse a vereadora. Ela lembrou que, desde seu primeiro mandato, já homenageou 200 curitibanas.

Ainda segundo Maria Leticia, há muitos direitos no Brasil que, apesar de terem sido formalmente conquistados, precisam se concretizar na prática. “É o caso dos direitos da população negra, dos integrantes da corrente LGBTQIA+ e de outras parcelas da população que correm riscos todo o tempo”, afirmou a parlamentar.

Homenageadas
Débora Guidetti Bárbara: fisioterapeuta, atua na UTI respiratória do Hospital Pilar.

Manoela Pimentel Leite: psicóloga do Hospital Pilar, com atuação na UTI e nos cuidados paliativos. De 2019 a 2021 exerceu a coordenação da Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho de Psicologia do Paraná.

Ítala Vilaça Duarte: psicóloga da UTI do Hospital Zilda Arns.

Bruna Endy Gasparin: fisioterapeuta que atuou no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. No momento, trabalha no Hospital Marcelino Champagnat.

Cássia Fernandes Gianesini: fisioterapeuta especializada em fisioterapia intensiva pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas, no Hospital Santa Cruz e no Hospital da Polícia Militar.

Cristina Terumi Okamoto: médica especialista em pediatria e neo-natologia. Atuou no Complexo Hospitalar do Trabalhador e na Diretoria da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Cléo de Souza Venção: enfermeira assistencial na UPA Tatuquara durante a pandemia. Atuou nos Hospitais Vitória, Victor do Amaral e do Idoso; e exerce a coordenadoria de enfermagem do Samu de Curitiba e a coordenação assistencial do Centro Médico Comunitário Bairro Novo.

Fernanda Pereira Pedroso: médica, trabalhou na linha de frente do combate à covid-19, atendendo pacientes ambulatoriais internados em UTIs no Hospital Nossa Senhora das Graças e no Centro Hospitalar Nossa Saúde.

Maria Izabel Corrêa: pedagoga, militante feminista e ambientalista, desde os 17 anos, e participante da União Paranaense de Mulheres desde 2003. Também é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná e vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Paraná.

Tsukiyo Obu Kamoi: médica legista e primeira-vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, com atuação durante a pandemia nas tendas de triagem do Hospital de Clínicas. Também participou como voluntária no estudo clínico sobre a vacina Coronavac e realizou vários eventos online pela Sociedade Paranaense de Pediatria.

Ana Lúcia de Macedo Melo: pediatra e homeopata. Atua na UPA Boa Vista há 8 anos, tendo atendido adultos e crianças durante a pandemia.

Mairya Lobo da Silva: enfermeira especialista em atendimento ao idoso, com atuação em UTIs e Unidades de Saúde. Também trabalha nos hospitais Vitória, Zilda Arns e Victor Ferreira do Amaral.

Jirene Roberto Corrêa: gerente de urgência e emergência do Pronto-Socorro do Complexo do Hospital do Trabalhador.

Renata Campos Mendonça: funcionária pública estadual que atua com adolescentes sob medidas socioeducativas de internação. Defensora dos direitos humanos e da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, é presidente do 14º Plenário do Conselho Regional de Psicologia.

Homenageadas que estavam ausentes
Kestins Taniguchi Abagge: professora na UFPR no Departamento de Pediatria e presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria. Atua no Hospital de Clínicas no Ambulatório de Dermatologia Pediátrica e no de Transplante de Medula Óssea.

Ana Cristina Lamezon: durante a pandemia, atuou na UTI do Hospital das Clínicas e na UTI do Hospital e Maternidade São José, em São José dos Pinhais. 

Marilene dos Santos Nascimento: assistente social. Durante a pandemia atuou na linha de frente do Hospital de Clínicas.

Almira Gomes de Lima: técnica de enfermagem. Durante a pandemia atuou na reabilitação de pacientes no Hospital de Clínicas e na UPA Boa Vista. 

Regiane Mendes Tarocco Borsato: fisioterapeuta que atuou no Hospital Sugizawa, no Hospital das Clínicas, no Hospital Nossa Senhora das Graças e no Hospital Vitória, desde sua abertura até janeiro de 2021. Atualmente, coordena a equipe multiprofissional do Hospital do Idoso Zilda Arns.

Giovana Sutil de Oliveira Cunha: enfermeira especialista em Centro Cirúrgico e Centro de Materiais pela Faculdade Inspirar. Durante a pandemia, assumiu a Diretoria de Enfermagem do Complexo do Hospital do Trabalhador, auxiliando a gestão de seis unidades do complexo. Atualmente, é vice-diretora de enfermagem do Complexo Hospitalar do Trabalhador e cuida da gestão de mais de 500 profissionais de enfermagem.

Cristiane de Marins Prado: médica concursada pela Secretaria Estadual de Saúde desde 1994. Diretora técnica do Complexo do Hospital do Trabalhador. Na pandemia, trabalhou na regulação dos leitos nas quatro unidades hospitalares.

Edelweiss Darolt: técnica em enfermagem que atuou durante a pandemia na Unidade de Emergência do Complexo de Clínicas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Nicéia Salustiano da Silva: técnica de enfermagem que atuou durante a pandemia no Complexo do Hospital de Clínicas. Há 14 anos, trabalha no Hospital Pilar, onde atuou na UTI durante a pandemia.