Inscrições abertas: Curitiba recebe edição paranaense do Compol Brasil

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/04/2024 09h00, última modificação 16/04/2024 10h57
Evento reúne especialistas em comunicação política e institucional. Diretoria de Comunicação da Câmara de Curitiba vai apresentar case do CMC Podcasts.
Inscrições abertas: Curitiba recebe edição paranaense do Compol Brasil

O evento é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, jornalistas, profissionais do marketing político e comunicadores em geral. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A capital paranaense vai receber uma das edições regionais do Compol – Comunicação Política e Institucional, que irá reunir jornalistas, especialistas em redes sociais, em marketing político e eleitoral, secretários de Comunicação, advogados e magistrados. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de abril no Canal da Música e as inscrições estão abertas. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é uma das instituições que apoia o congresso.  

O Compol é considerado o maior evento de comunicação política e institucional do país. A edição nacional, o Summit Cidades, será em junho, em Florianópolis (SC). Até lá, além de Curitiba, outros eventos regionais estão sendo realizados em várias partes do país, como em Maceió (AL), Belém (PA), Brasília (DF), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). O evento é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, jornalistas, profissionais do marketing político e comunicadores em geral, além de políticos e aspirantes à vida pública. 

O Compol Paraná terá a participação da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que fará a abertura do evento no dia 15 de abril. No primeiro dia da programação, serão realizados painéis com foco em temas como comunicação política e representatividade, sentimentos do eleitorado, políticos digitais, gestão de crise. Já no segundo dia, os painéis vão tratar de assuntos como redes sociais e tráfego pago, campanhas digitais e inteligência artificial. 

No dia 16 de abril, o painel “O Desafio da Comunicação Pública na Era Digital” contará com a presença da diretora de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, Patrícia Tressoldi, que irá apresentar o case do CMC Podcasts – a mais nova ferramenta de comunicação digital do Legislativo. Além da jornalista, também participarão deste debate a secretária de Comunicação do Estado de São Paulo, Lais Vita; o secretário de Comunicação Social da Bahia, André Curvello; e o secretário de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, Igor Marques. 

O evento será realizado no Canal da Música (rua Júlio Perneta, 695, bairro Mercês). As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. Servidores efetivos e comissionados da CMC que se interessem por comunicação e que queiram participar do evento poderão se inscrever junto à Escola do Legislativo, até o dia 5 de abril, clicando aqui. Será emitido certificado de participação. 

Veja aqui a relação dos speakers do Compol Paraná, por ordem alfabética: 

  • Alan Oliveira, estrategista de marketing eleitoral;

  • André Curvello, secretário de Comunicação Social no Governo da Bahia/Secom e Presidente do Conselho de Secretarias de Estado de Comunicação;

  • Bruno Falcão, marqueteiro e sócio da Fórmula Política;

  • Camila Aragão, jornalista especializada em Marketing Político, Gestão Pública e de Projetos;

  • Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF);

  • Cassio Ferreira, diretor de Relações Públicas na Prefeitura de Curitiba;

  • Elaine Zordan Kelle, economista, advogada, jornalista e diretora institucional do Grupo Jovem Pan;

  • Emerson Saraiva, fundador do Eleja.se e sócio da agência Coletivo Digital; 

  • Fabricio Moser, especialista em mobilização política;

  • Fernanda Viotto, advogada eleitoralista e sócia da Fórmula Política;

  • Filipi Oliveira, consultor e gestor de Comunicação e Marketing 360º;

  • Fred Perillo, comunicador, consultor político e conferencista;

  • Frederico Freitag, presidente da Uvepar;

  • Gisele Meter, estrategista digital para perfis políticos;

  • Igor Marques, secretário de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro;

  • Isabela Lustosa, jornalista e consultora na "Eu sou planejamento estratégico pessoal, empresarial e político" e líder do movimento Vote Nelas Paraná e Nacional;

  • Juarez Guedes, estrategista de marketing político;

  • Laercio Menegaz, consultor e estrategista político;

  • Lais Vita, secretária de Comunicação do Estado de São Paulo;

  • Lucas Pimenta, curador da Escola dos Políticos;

  • Maga Stopassoli, jornalista e colunista política no portal 4oito;

  • Marcelo Senise, marqueteiro e sócio da agência Comunica 360 marketing e inteligência digital;

  • Marcello Natale, estrategista digital e sócio da bn3 - marketing baseado em números;

  • Marcos Giovanella, diretor de marketing e operações da Human Data;

  • Marcus Vinícius, co-head do Compol;

  • Patricia Tressoldi, jornalista e diretora da Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba;

  • Rodrigo Abella, diretor executivo da Social Media Gov;

  • Rubiane Kreuz, estrategista em redes sociais;

  • Sol Urrutia, sócia-diretora da Sensa Comunicação e colunista do Liderança Feminina;

  • Vitor Roque, diretor da Post Público e Fundador do Floripa Mil Grau.


Confira a programação completa no site oficial do evento.