Inovação, jovens e relações institucionais no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 26/04/2024 07h05, última modificação 26/04/2024 08h58
Professor Euler trouxe como convidados para o programa o superintendente estadual de Relações Institucionais, Renato Adur e os influencers Flávia Pacheco e Ilan Kriger, o casal do Te Amo.
Inovação, jovens e relações institucionais no Tribuna Livre do CMC Podcasts

Vereador Professor Euler trouxe convidados para falar de inovação, juventude e relações institucionais. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

O Tribuna Livre do CMC Podcasts recebeu o vereador Professor Euler (MDB) para falar não apenas de um, mas de três temas que se interconectam: inovação, juventude e relações institucionais. Para o debate, o parlamentar convidou para a bancada o superintendente geral de Relações Institucionais do Paraná, Renato Adur, e o casal do Te Amo, Ilan Kriger e Flávia Pacheco.

Professor Euler fez um resumo dos principais temas tratados no podcast. “Inovação é algo que está no meu DNA”, resumiu o parlamentar, depois de citar suas iniciativas legislativas a respeito, como o sandbox regulatório (lei que busca oferecer um ambiente mais favorável para iniciativas inovadoras em Curitiba) e a proposta para a Rua XV de Novembro se tornar a primeira rua inteligente da capital do Paraná. A juventude, continuou o vereador, é fundamental por trazer demandas de inovação.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

Com quase meio século de experiência em vida pública, Renato Adur ressaltou que a inovação requer dos governos maior capacidade de diálogo com ideias inovadoras que estão transformando o mundo. “Conhecer coisas novas, ver o que está acontecendo no universo, o que tem de bom, estudar e trazer para a sua aldeia”, resumiu Adur. Para ele, essa visão tem dado resultados positivos no Paraná, como nas áreas da agricultura e da inovação.

O Casal do Te Amo, Ilan Kriger e Flávia Pacheco, contaram um pouco da experiência deles com o sucesso nas redes sociais. Tudo começou com Ilan, que, depois de ter um canal na plataforma Twitch com aulas para DJs e apresentação de jogos como Fortnite, criou um perfil no TikTok após ver sua startup para venda de ingressos para grandes eventos ter de fechar as portas por causa da pandemia de covid-19.

“A internet é uma ferramenta muito poderosa. Ela te dá feedback de uma forma quase imediata”, disse o influencer conhecido como O Moço do Te Amo, que hoje conta com mais de 17 milhões de seguidores. O sucesso não aconteceu de modo fácil. Flávia Pacheco, namorada de Ilan e hoje reconhecida como A Moça do Te Amo, revelou que houve muitas críticas no começo. “Muita gente não acreditava”, ressaltou. 

Novas gerações e pessoas na inércia

Temos de passar o bastão para essa nova geração que está fazendo a grande transformação no mundo”, disse Renato Adur. O superintendente estadual salientou que o governo atual tem buscado inovações em diversos países, como Índia e China, ao mesmo tempo em que oferece o nosso potencial produtivo. “O Paraná tem a maior produção de cereais por metro quadrado do mundo. Isso não se consegue de qualquer forma, mas sim com muita tecnologia e inovação”, complementou o professor Euler. 

O período final do podcast se concentrou em encontrar soluções nos casos em que as pessoas mais carentes parecem estar inertes a qualquer iniciativa para melhorar a própria situação de vida. Renato Adur destacou o fato de que o desafio é ir além do auxílio governamental para pessoas em situação de vulnerabilidade, exemplificando com iniciativas estaduais. Flávia Pacheco contou o caso de um jovem que mudou de vida após receber ajuda da ONG Realizando Sonhos. “Mutias vezes, falta um olhar, uma mão”, disse a Moça do Te Amo.

Professor Euler concluiu falando sobre debates recentes na Câmara Municipal de Curitiba acerca dos moradores de rua. O vereador disse que amenizar essa situação é uma prioridade para a capital paranaense. Segundo ele, é possível elaborar um plano municipal, com auxílio estadual e até mesmo federal, para recuperar pessoas da drogadição. “A sociedade civil quer resultados positivos e vai apoiar quando ver essas pessoas recuperadas”, disse o vereador.

Tribuna Livre do CMC Podcasts

Inovação, juventude e relações institucionais foram os temas desse Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para os vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes para a cidade. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati.                                       Supervisão do estágio: Alex Gruba.