Infraero fala aos vereadores sobre obras nos aeroportos
O superintendente regional Sul da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Alberto da Silva Souza, esteve na sessão plenária da Câmara de Curitiba, nesta segunda-feira (6), para prestar informações sobre o andamento das obras nos terminais do estado do Paraná, em São José dos Pinhais, Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, que devem atender a demanda de passageiros para a Copa de 2014. A convite da Comissão Especial da Copa, que quer saber como estão os preparativos para receber os turistas na capital, compareceram também os superintendentes do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu, e do Aeroporto Bacacheri, José Osmam Oliveira Silva.
O presidente da comissão, vereador Pedro Paulo (PT), saudou os convidados na tribuna, esclarecendo "a preocupação positiva dos parlamentares em ter acesso às informações sobre os investimentos e o andamento das obras programadas para os aeroportos paranaenses, principalmente em razão dos prazos até a realização do Mundial." Logo em seguida à explanação, os convidados responderam às dúvidas dos vereadores.
Melhorias
Em detalhes por unidade de terminal na região metropolitana e na capital e nas cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, o superintendente Carlos Alberto da Silva Souza falou aos vereadores com auxílio de imagens das maquetes e obras em andamento. No aeroporto Afonso Pena estão previstas diversas obras de ampliação, atendendo a previsão de movimentação de passageiros, dos 5,7 milhões em 2010, para 8,3 milhões em 2014. O número de balcões de atendimento será elevado de 30 para 64 e as esteiras de bagagem, de quatro para sete unidades. O terminal também terá ampliados o estacionamento (de 670 vagas para 2.200), o pátio de aeronaves, o terminal de cargas, o sistema de pistas de táxi, além de recapeamento da pista principal, com implantação de novos e modernos equipamentos de pouso e decolagem.
Quanto aos investimentos e ampliação do Aeroporto do Bacacheri, que atende a movimentação de pequenas e médias aeronaves e está localizado a 7 km do centro da capital, o superintendente do terminal, José Osmam Oliveira Silva, informou que a base aérea passará a receber voos regionais e executivos que operam atualmente no Afonso Pena. Estas reformas devem terminar até 2013.
Segundo ele, entre as obras previstas para iniciarem em 2011 está a ampliação do terminal de passageiros, cuja área passará de 156 para 350 metros quadrados, e o estacionamento, que será ampliado três vezes. Atualmente, há 50 vagas. As garagens para as aeronaves de pequeno porte também ganharão mais espaço. O aumento da área, previsto para 2013, é de dez lotes com aproximadamente 1.500 metros quadrados cada.
Para Foz do Iguaçu e Londrina, que igualmente serão exigidos no trânsito de atletas e passageiros de turismo e negócios, as obras, de acordo com a Infraero, "vão desde ampliações nas áreas interna e externa, climatização, implantação de novas guaritas e revitalização da aparelhagem de pouso e decolagem". No cronograma, os prazos serão cumpridos até 2013 com alguma finalização prevista já para o próximo ano, como o caso de Londrina, "onde a demanda engloba número reduzido de alterações".
A Infraero prevê investimento de R$ 5,2 bilhões nos 13 aeroportos que vão atender as cidades-sede da Copa 2014.
BOX
A construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, indagada pela maioria dos vereadores, ainda não tem data definida, conforme a Infraero. A demora, segundo o superintendente, é resultado de uma série de condicionantes. Entre elas, a desapropriação de cerca de 900 mil metros quadrados de área localizada ao lado do aeroporto e ocupada por cerca de 300 imóveis, aproximadamente mil pessoas. De acordo com os ele, o atraso na construção da nova pista, com 3,4 mil metros de extensão e capacidade 65% maior que a atual, não vai interferir na realização do Mundial em Curitiba.
O presidente da comissão, vereador Pedro Paulo (PT), saudou os convidados na tribuna, esclarecendo "a preocupação positiva dos parlamentares em ter acesso às informações sobre os investimentos e o andamento das obras programadas para os aeroportos paranaenses, principalmente em razão dos prazos até a realização do Mundial." Logo em seguida à explanação, os convidados responderam às dúvidas dos vereadores.
Melhorias
Em detalhes por unidade de terminal na região metropolitana e na capital e nas cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, o superintendente Carlos Alberto da Silva Souza falou aos vereadores com auxílio de imagens das maquetes e obras em andamento. No aeroporto Afonso Pena estão previstas diversas obras de ampliação, atendendo a previsão de movimentação de passageiros, dos 5,7 milhões em 2010, para 8,3 milhões em 2014. O número de balcões de atendimento será elevado de 30 para 64 e as esteiras de bagagem, de quatro para sete unidades. O terminal também terá ampliados o estacionamento (de 670 vagas para 2.200), o pátio de aeronaves, o terminal de cargas, o sistema de pistas de táxi, além de recapeamento da pista principal, com implantação de novos e modernos equipamentos de pouso e decolagem.
Quanto aos investimentos e ampliação do Aeroporto do Bacacheri, que atende a movimentação de pequenas e médias aeronaves e está localizado a 7 km do centro da capital, o superintendente do terminal, José Osmam Oliveira Silva, informou que a base aérea passará a receber voos regionais e executivos que operam atualmente no Afonso Pena. Estas reformas devem terminar até 2013.
Segundo ele, entre as obras previstas para iniciarem em 2011 está a ampliação do terminal de passageiros, cuja área passará de 156 para 350 metros quadrados, e o estacionamento, que será ampliado três vezes. Atualmente, há 50 vagas. As garagens para as aeronaves de pequeno porte também ganharão mais espaço. O aumento da área, previsto para 2013, é de dez lotes com aproximadamente 1.500 metros quadrados cada.
Para Foz do Iguaçu e Londrina, que igualmente serão exigidos no trânsito de atletas e passageiros de turismo e negócios, as obras, de acordo com a Infraero, "vão desde ampliações nas áreas interna e externa, climatização, implantação de novas guaritas e revitalização da aparelhagem de pouso e decolagem". No cronograma, os prazos serão cumpridos até 2013 com alguma finalização prevista já para o próximo ano, como o caso de Londrina, "onde a demanda engloba número reduzido de alterações".
A Infraero prevê investimento de R$ 5,2 bilhões nos 13 aeroportos que vão atender as cidades-sede da Copa 2014.
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A construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, indagada pela maioria dos vereadores, ainda não tem data definida, conforme a Infraero. A demora, segundo o superintendente, é resultado de uma série de condicionantes. Entre elas, a desapropriação de cerca de 900 mil metros quadrados de área localizada ao lado do aeroporto e ocupada por cerca de 300 imóveis, aproximadamente mil pessoas. De acordo com os ele, o atraso na construção da nova pista, com 3,4 mil metros de extensão e capacidade 65% maior que a atual, não vai interferir na realização do Mundial em Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba