Informado em plenário convênio para TV Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2012 15h55, última modificação 03/09/2021 08h50
A presidência da Câmara de Curitiba informou em plenário, na sessão desta segunda-feira (10), a assinatura de um convênio com a Câmara dos Deputados, que vai viabilizar a criação da TV legislativa do município. Com a parceria, firmada em Brasília na última quarta (5), a Casa passa a fazer parte da Rede Legislativa de TV Digital e terá direito a um canal digital de TV aberta com programação 24 horas. Segundo a presidência, o veículo vai permitir que a população acompanhe mais de perto o trabalho dos vereadores, por meio da transmissão das sessões plenárias, do acompanhamento da atuação dos parlamentares nas comissões da Casa e, ainda, abrirá um novo espaço de manifestação para a cultura local, com a produção de conteúdo educativo e interativo, visando a transparência e a participação popular.
O Legislativo de Curitiba, agora, vai apresentar à Câmara dos Deputados o projeto com as especificações técnicas de implantação de equipamentos de difusão. Após a aprovação do documento, os equipamentos serão comprados ou locados por meio de processo licitatório. Com o recurso da multiprogramação, a Rede Legislativa de TV Digital, criada em 2006, compartilha o mesmo canal (61) com até quatro emissoras. As bandas são operadas pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, e cabe ao telespectador selecionar ao que assistir.
A Rede já está no ar em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. Dentro do projeto de interiorização da parceria, que será estendido ao Paraná, as Câmaras de Vereadores de Jaú, Barretos e Ribeirão Preto, cidades localizadas no estado de São Paulo, aguardam autorização final do Ministério das Comunicações para ligar os transmissores.