Informações do líder da maioria

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2007 16h50, última modificação 15/06/2021 09h29
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) está esclarecendo alguns temas que a imprensa vem cobrando, atualizando as informações:

01- Junto com o presidente da Casa , vereador João Cláudio Derosso (PSDB), Mario Celso está coordenando as indicações para a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara Municipal. Até agora, dez partidos já fizeram as indicações, faltando apenas os nomes do PMDB e PP.
Eis os indicados para Comissões Especial: Celso Torquato (PSDB), Jorge Bernardi (PDT), Roseli Isidoro (PT), Julieta Reis (PSB), Pastor Valdemir Soares (PR), Zé Maria (PPS), José Roberto Sandoval (PSC), Custódio da Silva (PAN), Jair Cézar (PTB) e Luizão Stellfeld (PCdoB).

02- Quanto à visita que o ex-governador Paulo Pimentel fez ao prefeito Beto Richa, nesta quinta-feira (08), acompanhado pelo vereador Mario Celso, o parlamentar esclareceu que “foi uma visita de cortesia, de um grande empresário da comunicação social, e o assunto tratado girou em torno das ações de Beto como prefeito de Curitiba e o bom relacionamento com a imprensa. Não se falou de política partidária”.

03- Quanto à Mensagem nº 03 que o prefeito encaminhou à Câmara, Mario Celso informou que se trata de uma norma legal, já feita pelo governo federal e também pelo estadual. É apenas uma adequação à Lei Orgânica e à Constituição Federal. O artigo 83 da Constituição diz: “O presidente e o vice-presidente não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a 15 dias, sob pena de perda do cargo” (Constituição Federal). O mesmo vai passar a valer para Curitiba, cujo texto muda apenas para o prefeito e vice-prefeito.

04- Mario Celso informou também que no próximo dia 13 (terça-feira), por solicitação da Comissão de Urbanismo da Câmara, sob a presidência da vereadora Roseli Isidoro, estarão na Câmara os secretários municipais de Finanças (Luiz Eduardo Sebastiani), Obras (Mario Tookuni) e Planejamento (Antonio Poloni). O objetivo é esclarecer detalhes sobre as obras em andamento na cidade, além de clarear a situação dos repasses de verbas do Estado para Curitiba. Houve um comum acordo com o presidente da Câmara, secretário de Governo, Mauricio Ferrante, e o líder do prefeito. Mario disse que “é importante ficar sabendo se houve mesmo cortes financeiros por parte do governo para a cidade de Curitiba e quais os valores já repassados”.

05- Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões deve sair do papel já na próxima semana. O vereador Mario Celso, líder do prefeito, declarou que “este tema merece a atenção especial do poder público, pois é uma ação que prejudica a cidade e muitas vezes gera conflitos não só com os proprietários dos terrenos invadidos, mas com toda uma região que fica sob tensão, prejudicando comércio, escolas e o povo em geral. Isso precisa ser investigado para indicar os responsáveis e articuladores do processo. “A participação do Ministério Público nesta CPI será de grande importância”. Atualmente, a Câmara tem aprovados três pedidos de Comissões de Inquérito: Consumo e Qualidade da Água, Radares e Fome Zero. Nenhuma está instalada, o que abre possibilidade para instalação imediata da CPI das Invasões, solicitada pelo vereador Tico Kuzma (PPS), que é o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara Municipal. A instalação já tem o aval do presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), que pedirá aos líderes partidários as indicações para a composição da CPI.