Inclusão e acessibilidade educacional são destaque na Câmara de Curitiba

por Nicole Thessing* | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/10/2023 09h10, última modificação 26/10/2023 09h23
Homenagem ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) partiu dos vereadores Jornalista Márcio Barros e Nori Seto.
Inclusão e acessibilidade educacional são destaque na Câmara de Curitiba

Reconhecido por vereadores de Curitiba, o NAPNE, do IFPR, promove ações de inclusão e de acessibilidade à educação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na última segunda-feira (23), duas homenagens em plenário. Uma delas, proposta pelos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Nori Seto (PP), foi a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos à Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Instituto Federal do Paraná (IFPR), pelo trabalho desenvolvido na implantação de ações de inclusão e acessibilidade na área educacional. 

A entidade “visa promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas”, explicam os vereadores na justificativa do requerimento. A Jornada da Acessibilidade e Inclusão nas Ciências (JAIC), realizada entre os dias 3 e 9 de outubro, é um exemplo dessas ações. 

“Quando a gente começa a pensar na qualificação de professores, na qualificação de alunos, sejam eles de licenciatura ou pensando em formar docentes, a gente amplia essa discussão para além da Câmara de Vereadores, mas também para a academia, e isso tem sido fundamental”, afirmou Márcio Barros. O diploma dos votos de congratulações foi entregue aos professores Bruno Felipe Venâncio, Eliane Fernandes e Roberta Santana e à bolsista Paula Ribeiro de Mendonça, que participaram da organização da JAIC.

Mauro Ignácio entrega homenagem a atletas do taekwondoCMC recebe jovens atletas do taekwondo em Curitiba

Na mesma manhã, Mauro Ignácio (União) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao Instituto São Zygmunt Felinsky pelas conquistas, durante o Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, de taekwondo, na cidade de São Paulo. O vereador elogiou o “excelente trabalho coordenado pela Irmã Celoir [Gonçalves Vieira, diretora da instituição] no contraturno escolar, com os alunos” da modalidade esportiva (077.00620.2023).

O taekwondo, explicou Ignácio, é uma arte marcial com a aplicação de princípios filosóficos, de acordo com as tradições coreanas. “O esporte tem o poder de transcender barreiras sociais e desempenhar um papel fundamental na promoção da inclusão, sendo vital na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Com este objetivo, o Instituto São Zygmunt Felinsky faz a diferença na vida das atletas”, frisou o vereador. Receberam a homenagem as atletas Ana Beatriz Rodrigues, Ingrid Victoria Rodrigues Gonçalves, Letycia Amanda Novacki Gonçalves e Larissa Novacki Gonçalves; a treinadora Juliana Ribeiro, que é mestra faixa-preta na modalidade; e a Irmã Celoir, diretora da instituição.

Pier Petruzziello homenageia empresa Garmatter Empresa Garmatter recebe homenagem na Câmara

Já na terça-feira (24), a empresa Garmatter, com tradição em Curitiba desde 1917, foi homenageada por Pier Petruzziello (PP). O diploma de Votos de Congratulações e Aplausos foi entregue para Rodrigo Garmatter Buffara“O seu avô, Júlio, abriu o primeiro açougue da cidade de Curitiba, que era conhecido pela qualidade de suas carnes”, contou o vereador.

Hoje, continuou Petruzziello, o açougue não existe mais, mas o homenageado resolveu seguir os passos da família. Engenheiro de formação, ele é proprietário do espaço de eventos, localizado no Batel, e também trabalha com a criação de ovinos (077.00579.2023).

“Os animais são criados com todos os cuidados relativos ao bem-estar animal para garantir a qualidade que mantém a empresa entre as melhores do mercado”, elogiou o parlamentar. Outra curiosidade histórica citada por Petruzziello foi que a casa do bisavô de Rodrigo “é onde fica hoje o Museu Paranaense, uma casa que é lindíssima, bem cuidada e seu bisavô, o seu Júlio, morava nessa casa”. A esposa do homenageado, Camila Buffara, acompanhou a entrega do diploma.
Na terça, também foram homenageados nove servidores da Polícia Civil do Paraná (PCPR), em comemoração aos 170 anos da instituição. Saiba mais aqui.

Tito Zeglin homenageia Informativo Pio do JacuPortal de notícias Informativo Pio do Jacu é homenageado

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (25), Tito Zeglin (PDT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao portal de notícias Informativo Pio do Jacu “pela excelência, irreverência e bom humor na comunicação e pelas comemorações dos 18 anos de sua fundação” (077.00359.2023). A homenagem foi recebida pelo editor e proprietário do portal, Dennis Migliorini.

Vereadores de Curitiba aprovam novos votos de congratulações

Durante a semana, a Câmara de Curitiba também aprovou novos Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão plenária da última quarta, por exemplo, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) defendeu a homenagem de sua autoria ao Grupo Mocidade El-Shaday, da Igreja Visão Missionária, pela realização de seu 23° congresso, entre os dias 27 e 29 de outubro, com o tema "Geração Criada para a Eternidade" (077.00709.2023). "É motivo de orgulho para nossa cidade de Curitiba o trabalho que realiza a Mocidade El-Shaday", disse o autor.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato