Inclusão do Congresso Internacional da Felicidade é liberada para sanção
A CMC votou para incluir mais um evento tradicional de Curitiba no calendário oficial da cidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (30) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) liberou para sanção do prefeito Rafael Greca o projeto de lei que oficializa no calendário de eventos da cidade o Congresso Internacional de Felicidade. O evento é promovido na capital desde 2016 e atrai milhares de pessoas interessadas em aprender sobre como instrumentalizar o autoconhecimento para o bem-estar físico, mental e emocional, e para a construção de um novo modelo de sociedade mais sustentável e colaborativa.
A iniciativa de incluir o evento no calendário oficial de Curitiba partiu, em 2020, do vereador Pier Petruzziello (PP), para quem o evento é referência na área da educação positiva. Depois, em 2024, Dalton Borba (Solidariedade) ingressou como coautor. A inclusão no calendário de eventos da cidade facilita o relacionamento dos organizadores de eventos com o Poder Público, uma vez que dá a chancela dos vereadores à atividade. Em plenário, Petruzziello destacou a importância da CMC, a seu pedido, ter reduzido o ISS de grandes eventos de 5% para 2% (005.00191.2020).
Segundo os organizadores do evento, mais de 12 mil pessoas já foram impactadas pela iniciativa, que é uma das maiores do gênero na América Latina. Ontem (29), na votação em primeiro turno, o idealizador do evento, Gustavo Arns, acompanhou a votação em plenário. Hoje, em segunda votação, o projeto que inclui a conferência no calendário oficial de Curitiba foi aprovado com 21 votos favoráveis e a abstenção de Amália Tortato (Novo). Com isso, a proposta já pode ser sancionada. Neste ano, o 7º Congresso Internacional de Felicidade acontece no próximo final de semana, nos dias 2 e 3 de novembro, no Centro Positivo do Parque Barigui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba