Inclusão de datas no calendário oficial admitidas na Comissão de Educação

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/08/2024 17h20, última modificação 26/08/2024 17h26
Festa de Jesus das Santas Chagas e Corrida Cristã Correndo Contra as Drogas já podem ser votadas pelo plenário da Câmara de Curitiba.
Inclusão de datas no calendário oficial admitidas na Comissão de Educação

Comissão de Educação da Câmara de Curitiba teve, nesta segunda (26), sua reunião ordinária quinzenal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu nesta segunda-feira (26), após a sessão plenária. Dois dos projetos de lei em pauta, ambos admitidos pelo colegiado, dispõem sobre a inclusão de datas comemorativas no calendário oficial de eventos da cidade

Com o parecer positivo de Educação, tanto a Festa de Jesus das Santas Chagas quanto a Corrida Cristã Correndo Contra as Drogas já estão aptas para a inclusão na ordem do dia. A primeira data deve celebrada anualmente, no fim do mês de setembro (005.00050.2024). A iniciativa é de Tico Kuzma (PSD), com a coautoria de mais 13 vereadores. 

A realização da Corrida Cristã Correndo Contra as Drogas também seria incluída no calendário oficial, para ser comemorada anualmente no primeiro sábado de junho (005.00059.2024). A autoria é do vereador Ezequias Barros (PRD). 

Da mesma maneira, projeto de lei de denominação de logradouro encerrou o trâmite nos colegiados permanentes da CMC. A proposta é dar o nome de Zélia Milléo Pavão à escola municipal localizada na rua Major Heitor Guimarães, nº 174, no bairro Seminário (008.00007.2024). 

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a homenageada faleceu em julho de 2021, aos 93 anos de idade. Encabeçado por Tico Kuzma, o projeto de lei tem a assinatura de mais 14 vereadores. 

Admitidas propostas de Cidadania Honorária de Curitiba 

A pauta da Comissão de Educação da Câmara Municipal trouxe, além dos projetos de lei, dois projetos de decretos legislativos. A ideia, neste caso, é conceder a Cidadania Honorária de Curitiba para João Romano Zucon, “o médico mais conhecido da região de Santa Felicidade”, e à bailarina e professora de dança Dora de Paula Soares (respectivamente, 115.00010.2024 e 115.00008.2024). 

A Cidadania Honorária é o principal título com que os vereadores reconhecem a atuação de pessoas de destaque, naturais de outras cidades. No caso de curitibanos, a homenagem é feita com o Vulto Emérito. O nome de Romano foi proposto por Sidnei Toaldo (PRD) e o de Dora, por Hernani (Republicanos). Os dois projetos de decreto legislativo concluíram o trâmite nas comissões e estão aptos à votação pelo plenário. 

Prêmios do Legislativo de Curitiba recebem indicações

Além disso, a Comissão de Educação acatou 10 indicações dos vereadores a 5 dos prêmios concedidos pelo Legislativo. No caso dos prêmios Consagração Pública Municipal, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação e Mulheres Empreendedoras, foram avalizadas uma indicação por honraria. Do Mérito Esportivo, passaram seis nomes.

>> Saiba mais sobre a Comissão de Educação da Câmara de Curitiba

Os prêmios da Câmara de Curitiba reconhecem pessoas, entidades sem fins lucrativos e empresas pela contribuição a diferentes áreas, como os direitos humanos, a cultura e a comunicação. Os vereadores têm uma data-limite para indicar um homenageado à edição anual de cada honraria. 

O presidente da Comissão de Educação, então, designa o relator para emitir o parecer a cada indicação, avaliando se o se o homenageado atende aos critérios estipulados pela lei complementar municipal 109/2018. As indicações a cada prêmio admitidas pelo colegiado são reunidas num projeto de decreto legislativo, levado à deliberação pelo plenário.

Restrições eleitorais