Incentivo às cooperativas de reciclagem pode se tornar lei
Começou a tramitar, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que institui a “Campanha Permanente de Incentivo às Cooperativas de Catadores de Material Reciclável”. A proposição, de autoria do vereador Pedro Paulo (PT), pretende estimular a geração de emprego e renda, formar cooperativas de trabalho além de promover a educação ambiental e defesa do meio ambiente (005.00394.2013).
Segundo o texto, as ações da campanha devem dar apoio à formação de cooperativas, estimular a triagem e coleta seletiva e fomentar atividades de educação ambiental. Caso aprovada, a norma deve ser regulamentada pelo Executivo em até 30 dias após sua publicação.
Conforme a justificativa do projeto, o papel exercido pelos catadores de material reciclável tem sido muito importante para a capital. De acordo com Pedro Paulo, estima-se que 50% do lixo de Curitiba seja recolhido por estes trabalhadores. “A relevância dos trabalhos desenvolvidos pelos catadores de material reciclável sustenta a iniciativa do incentivo disposto no projeto, incentivo este que terá reflexo não só no aprimoramento dos trabalhos, como também na geração de benefícios para a sociedade em seu todo”, defende Pedro Paulo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba