Incentivo ao turismo em Curitiba será votado pelos vereadores nesta terça
Substitutivo geral propõe que adesão ao programa de incentivo ao turismo é voluntária. (Foto: Arquivo/SMCS)
Com a ideia de dar mais publicidade aos pontos turísticos da cidade, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votam, nesta terça-feira (5), um projeto de lei que incentiva a inclusão dos cinemas da capital na rede de divulgação dos atrativos de Curitiba. O projeto é do vereador Osias Moraes (Republicanos) e prevê a veiculação de curta-metragens sobre os pontos turísticos, com um minuto de duração, antes dos filmes em exibição nos cinemas comerciais.
Ao votarem o projeto de lei em plenário, os vereadores de Curitiba terão duas opções. Se eles quiserem manter o texto atualizado pelo autor, aprovarão o substitutivo geral, no qual a adesão das empresas que administram os cinemas ao programa de incentivo ao turismo é voluntária. Mas se eles quiserem, poderão recusar essa versão e aprovar o texto original, que tornava obrigatória a divulgação da publicidade antes das sessões de cinema. Osias Moraes explica que a adesão voluntária é uma sugestão da Fundação Cultural de Curitiba, para ampliar a viabilidade da proposta.
Votações da CMC
Chamada de ordem do dia, a lista com os projetos que serão votados têm cinco itens. A votação do incentivo ao turismo em Curitiba é o destaque da pauta (005.00248.2021 com substitutivo 031.00038.2023), que tem também, em primeiro turno, a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Clube Desportivo Paranaense (014.00005.2023), que é uma iniciativa do ex-vereador Rodrigo Marcial (Novo), com coautoria de Indiara Barbosa (Novo). O título é exigido para convênios com o poder público e, para ser concedido, a entidade tem que comprovar ações sociais dentro de Curitiba. Os outros três projetos são iniciativas em segundo turno.
As sessões plenárias são transmitidas ao vivo, pelas redes sociais da CMC, ficando disponíveis para consulta no canal da Câmara Municipal de Curitiba no YouTube. Para consultar os projetos, do protocolo aos pareceres exarados pelas comissões temáticas, basta conferir o Sistema de Proposições Legislativas, utilizando os códigos indicados acima, entre parêntesis, como atalho para as proposições.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba