Incentivo ao esporte é tema de audiência pública na próxima quarta
Em audiência pública no próximo dia 12, a partir das 14 horas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) discutirá as políticas sociais e patrocínios ao esporte nas esferas federal, estadual e local. Por proposição do vereador Mauro Bobato (Pode), o evento reunirá representantes do poder público, além de convidados de empresas estatais e privadas (407.00012.2019). A atividade será realizada no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
Na defesa do requerimento que solicitava o aval do plenário para a realização da audiência pública, na sessão da última quarta-feira (5), Bobato pontuou que o incentivo ao esporte é regido por leis federal e estadual (respectivamente, 11.438/2006 e 17.742/2013). No âmbito municipal, a matéria é disciplinada por decretos (1.743/2017 e 1.019/2018). “Existem critérios e os recursos são limitados. A demanda [por patrocínio] é muito grande”, avaliou o parlamentar.
“Fazer projetos [em busca de apoio] não é uma coisa tão simples. O atleta em si está focado no esporte. A gente quer esclarecer e dar subsídio ao esportista ou a quem o assessora”, acrescentou Bobato. “A audiência é um espaço um tanto quanto engessado, mas uma oportunidade de trocar experiências, de procurar caminhos.”
A iniciativa foi apoiada em plenário por diversos vereadores, que destacaram a importância do esporte. “Além da [questão da] saúde, evita e retira jovens das drogas”, declarou Mauro Ignácio (PSB). Ele citou o futebol amador e modalidades como a patinação artística e o basquete, cujos atletas, muitas vezes, enfrentam dificuldades.
Bruno Pessuti (PSD) alertou à preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. “Temos potenciais medalhistas, que muitas vezes não conseguem apoio. [Eles] têm dificuldade para elaborar um projeto, não conhecem os caminhos. E representam a cidade e o estado, ganham títulos”, afirmou.
Ezequias Barros (Patriota) citou a atleta curitibana Julha Gauze, 14 anos, que é destaque na canoagem. A jovem é apoiada pela Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
“A gente vê o espírito de cidadania [que o esporte traz aos atletas]”, avaliou Oscalino do Povo (Pode). “Às vezes falta a informação de como eles [jovens] podem se tornar um atleta de ponta”, ponderou Professor Silberto (MDB). “Esporte é saúde, e saúde é vida”, indicou Zezinho Sabará (PDT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba