Incentivo à educação no trânsito na pauta de Direitos Humanos
Nesta terça-feira (17) a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública avaliará projeto do vereador Cacá Pereira (PSDC) que propõe a criação do selo “Moto Experts” – um incentivo para as empresas que promoverem a conscientização dos seus funcionários motociclistas a respeito de segurança no trânsito (005.00172.2015). A reunião ocorre às 8h30, na sala das comissões no Palácio Rio Branco.
Composto por uma logomarca que poderá ser utilizada pela empresa em produtos e material publicitário, o selo “Moto Experts” seria concedido pela Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento. A certificação teria validade de 24 meses e teria três categorias: Bronze (motociclista inicial), Prata (motociclista parcial) e Ouro (motociclista total). Na justificativa, o vereador alerta que, só em 2014, 224 motociclistas sofreram acidentes de trânsito em Curitiba. “De janeiro a agosto deste ano, foram 69 ocorrências. É dez vezes mais que os acidentes com carros de passeio”, aponta Pereira.
Banheiros acessíveis
Outro projeto que passará pela avaliação da Comissão de Direitos Humanos é de iniciativa do vereador Zé Maria (SD), que pede a implantação de banheiros públicos adaptados nas praças da região central de Curitiba. A proposição, além de banheiros para pessoas com deficiência, requer a implantação de fraldários com piso tátil (005.00132.2015). O colegiado tem a presidência do vereador Chico do Uberaba (PMN) e também é composto pelos vereadores Beto Moraes (PSDB), Carla Pimentel (PSC), Cristiano Santos (PV) e Sabino Picolo (DEM).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba