INC oferece tratamento gratuito para crianças com tumor cerebral

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2018 14h25, última modificação 28/10/2021 09h37

Na manhã desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na Tribuna Livre, a visita de Regina Ramina Montibeller, diretora executiva de relacionamento do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). Ela apresentou ao plenário o projeto INC Neuro Kids, que pretende atender gratuitamente crianças carentes com tumor cerebral. O convite foi feito pelo vereador Mauro Ignácio (PSB).A convidada explicou que o instituto nasceu há 15 anos do sonho de alguns médicos que pretendiam oferecer um serviço equivalente ao que eles presenciaram em hospitais da Europa. “Atualmente contamos com 80 leitos. Não atendemos pelo SUS, mas prestamos atendimentos gratuitos que perfazem 10% dos atendimentos do hospital”, disse Regina. Ela lembrou que o INC possui certificação hospitalar ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível máximo; que é reconhecido pela ANS como uma instituição com grau máximo pela ONA; e que possui certificação pela World Federation of Neurosurgical Societies. Ela destacou que se trata de um hospital-escola que forma residentes há 20 anos. “Contamos no momento com a sede na Ecoville, e com duas filiais, uma em Santa Felicidade e outra no Pátio Batel”, pontuou a diretora executiva.Regina esclareceu que o INC é um centro de referência em alta complexidade no tratamento de epilepsia, Parkinson, tumores cerebrais, aneurismas e tumores da base do crânio. Ele é pioneiro no Brasil em radiocirurgia com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgia cerebral sem corte). O hospital se propõe como missão oferecer um atendimento de excelência a pacientes com enfermidades em áreas especializadas da medicina de forma humana e eficaz com a mais inovadora tecnologia. No quesito tecnológico, Regina destacou que o INC dispõe de 4 microscópios cirúrgicos (Zeiss Pentero) e 2 neuronavegadores (Brainlab), também conhecidos como os “GPS do cérebro”. Já, no que diz respeito aos aspectos humanos, o hospital mantém uma equipe chamada “time da hospitalidade”, responsável por acolher os pacientes e seus familiares nos momentos em que eles permanecerem no hospital.

INC Neuro Kids
O objetivo do projeto é atender crianças pobres com tumor cerebral. “Através da busca de parceiros na iniciativa privada, ampliar o número de atendimentos ambulatoriais, cirúrgicos e de reabilitação, de crianças carentes com tumor cerebral”, disse Regina que lembrou o fato de que 10% dos atendimentos promovidos pelo hospital INC são gratuitos, o que representa R$ 1 milhão por ano. “A constatação do grande número de casos cirúrgicos em crianças de famílias de baixa renda, motivou a ideia de ampliar o atendimento”, disse Regina que destacou estar em contato com pessoas físicas e empresas no sentido de conseguir doações. “A gente pode fazer a diferença na vida dessas crianças”, disse ela.

Ela destacou que os recursos recebidos pelo hospital serão destinados única e exclusivamente para custeios dos procedimentos do programa. Ainda segundo Regina, quanto mais profissionais e empresas médicas, laboratórios, centros de imagem, fornecedores de materiais e medicamentos vierem a aderir ao projeto, menor será o custo referente a cada procedimento, o que possibilitará o atendimento de um maior número de pacientes.

Sobre os valores doados incidirá o imposto sobre a transmissão causa mortis e doações (4%) cobrado pelo estado do Paraná, que serpá pago pelo INC em até 30 dias após a doação. Para participar do programa pede-se que os exames de crianças diagnosticadas com tumor cerebral sejam encaminhados para o e-mail incneurokids@hospitalinc.com.br Para maiores esclarecimentos o hospital atende pelo telefone (41) 3373-7723

Participações
Para Pier Petruzziello (PTB), é uma grande honra para a Casa receber o INC e parabenizou Mauro Ignácio pela iniciativa. Felipe Braga Côrtes (PSD) comentou que teve familiares atendidos pelo hospital e disse que irá visitar o estabelecimento. Noemia Rocha (MDB) disse que o hospital é um verdadeiro “sonho de consumo”. “Se todos os hospitais estivessem nesse patamar, estaríamos bem”, disse ela. Maria Manfron (PP) revelou que precisou dos serviços do hospital: “o atendimento foi excelente”. Tito Zeglin (PDT) disse que Regina foi modesta e que não citou todas as qualidades do hospital. Ele mencionou alguns funcionários do INC, “profissionais da mais alta qualidade”. Julieta Reis (DEM) disse da satisfação de ver um hospital de 1º mundo em plena atividade em Curitiba.